A equipe de enfermagem, farmacêutica RT Girlene, realiza capacitação de educação permanente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para profilaxia pós-exposição ao vírus HIV. Essa ação tem a participação do psicólogo público do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA-SAE), que orienta sobre o caminho entre o acolhimento e encaminhamento dos pacientes. Neste artigo, vamos destacar a importância do CTA-SAE e como a UPA de Iporá garante atendimento e medicação adequados 24 horas por dia para os pacientes que necessitam da profilaxia pós-exposição ao vírus HIV.

A importância da equipe do CTA-SAE

O CTA-SAE é responsável por oferecer testagem, diagnóstico e acompanhamento de pessoas que possam ter sido infectadas pelo vírus HIV. Além disso, o centro é responsável por fornecer medicamentos antirretrovirais e profilaxia pós exposição em casos de acidentes ocupacionais e violência sexual.

A equipe do CTA-SAE é composta por profissionais de saúde especializados, como infectologistas, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais. Esses profissionais atuam de forma integrada para prestar o melhor atendimento aos pacientes.

Educação permanente na UPA

A educação permanente é uma prática que visa atualizar e aprimorar os conhecimentos dos profissionais de saúde. Na UPA de Iporá, a equipe de enfermagem RT, liderada por Gislene, realiza ações de educação permanente para garantir um atendimento cada vez mais qualificado aos pacientes.

Uma das ações de educação permanente realizadas pela equipe de enfermagem é a orientação sobre profilaxia pós exposição ao vírus HIV. Nesse sentido, a equipe conta com a participação do psicólogo público do CTA-SAE, que orienta sobre o caminho entre o acolhimento e encaminhamento dos pacientes que necessitam da profilaxia.

A importância da UPA

A UPA é uma unidade de saúde de porte intermediário que oferece atendimento de urgência e emergência 24 horas por dia. Em Iporá, a UPA conta com uma equipe de profissionais capacitados e equipamentos modernos para garantir um atendimento rápido e eficiente aos pacientes.

Além disso, a UPA de Iporá tem um importante papel na garantia do acesso à medicação para profilaxia pós exposição ao vírus HIV. Isso porque a unidade dispõe de medicação adequada para o tratamento da doença durante as 24 horas do dia.

A prefeitura Municipal de Iporá e a Secretaria de Saúde

A ação da equipe de enfermagem RT, Gislene, na UPA de Iporá, é uma iniciativa da prefeitura Municipal de Iporá, por meio da Secretaria de Saúde. Essa iniciativa demonstra o compromisso da gestão pública em garantir a saúde e o bem-estar da população.

A educação permanente realizada pela equipe de enfermagem RT, Gislene, na UPA de Iporá, é uma importante iniciativa para garantir um

atendimento cada vez mais qualificado aos pacientes que necessitam da profilaxia pós exposição ao vírus HIV. Além disso, a participação do psicólogo público do CTA-SAE, juntamente com a disponibilidade de medicação adequada 24 horas por dia na UPA de Iporá, demonstra a preocupação da gestão pública em oferecer um atendimento completo e de qualidade para a população.

Perguntas frequentes sobre profilaxia pós exposição ao vírus HIV

A seguir, confira algumas perguntas frequentes sobre a profilaxia pós exposição ao vírus HIV:

1 – O que é a profilaxia pós-exposição?

A profilaxia pós exposição é um tratamento medicamentoso que visa prevenir a infecção pelo vírus HIV após uma exposição potencialmente perigosa, como relações sexuais sem proteção ou acidentes ocupacionais.

2 – Quem pode tomar a profilaxia pós-exposição?

A profilaxia pós exposição é indicada para pessoas que tiveram exposição potencialmente perigosa ao vírus HIV, como em casos de violência sexual ou acidentes ocupacionais.

3 – Como funciona a profilaxia pós-exposição?

A profilaxia pós exposição consiste na administração de medicamentos antirretrovirais que bloqueiam a replicação do vírus HIV, impedindo a infecção.

4 – Quais são os efeitos colaterais da profilaxia pós-exposição?

Os efeitos colaterais da profilaxia pós exposição incluem náuseas, diarreia, dor de cabeça, tontura e fadiga. No entanto, esses efeitos costumam ser leves e temporários.

5 – Como obter a profilaxia pós-exposição?

A profilaxia pós exposição deve ser prescrita por um médico e deve ser iniciada o mais rapidamente possível após a exposição ao vírus HIV. É importante procurar atendimento médico imediatamente após a exposição e informar o profissional de saúde sobre a necessidade de profilaxia. Em Iporá, a UPA é um local que oferece a medicação adequada durante as 24 horas do dia.

A educação permanente realizada pela equipe de enfermagem RT, Gislene, na UPA de Iporá, é uma iniciativa essencial para garantir a conscientização e a prevenção da infecção pelo vírus HIV na população local. A participação do psicólogo público do CTA-SAE e a disponibilidade de medicação adequada 24 horas por dia na UPA de Iporá são fundamentais para garantir um atendimento completo e de qualidade aos pacientes que necessitam da profilaxia pós-exposição ao vírus HIV.

CTA-SAE

Educação Permanente