Com a chegada do período chuvoso, o risco de transmissão da dengue aumenta consideravelmente. O acúmulo de água em recipientes, terrenos baldios e calhas cria o ambiente ideal para a reprodução do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Neste momento, é fundamental que a população esteja atenta aos cuidados para prevenir a proliferação do mosquito e evitar surtos da doença.

O que é a Dengue?

A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, que também é responsável pela transmissão da zika e chikungunya. Seus sintomas mais comuns incluem febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, náuseas, manchas na pele e, em casos mais graves, hemorragias que podem levar a complicações sérias.

Como o Período Chuvoso Aumenta o Risco de Dengue?

O período chuvoso cria condições ideais para o acúmulo de água parada, principal local de reprodução do mosquito Aedes aegypti. A água que fica acumulada em pneus, latas, garrafas, vasos de plantas e calhas pode se tornar um criadouro em potencial, facilitando a disseminação do mosquito e, consequentemente, da doença.

Principais Cuidados para Prevenir a Dengue

Para proteger sua família e a comunidade, siga estas dicas de prevenção:

• Elimine a água parada: Verifique e limpe frequentemente recipientes que possam acumular água, como pneus, vasos de plantas e caixas d’água.
  • Mantenha as calhas limpas: A limpeza regular das calhas evita que folhas e sujeira obstruam a passagem da água, evitando o acúmulo e a proliferação de larvas.
  • Cubra recipientes de armazenamento de água: Tampe bem caixas d’água, tonéis e barris. Se não puder tampar, mantenha-os sempre virados para baixo.
  • Use telas de proteção: Instale telas em janelas e portas para evitar a entrada de mosquitos.
  • Coloque areia nos vasos de plantas: Substitua a água dos pratinhos de plantas por areia, evitando que se tornem criadouros do mosquito.
  • Cuide do lixo: Mantenha o lixo bem embalado e descartado corretamente para evitar que se torne um foco de água parada.

Sintomas da Dengue: Fique Atento

Se você apresentar sintomas como febre alta, dor atrás dos olhos, dores no corpo, manchas na pele e sangramentos leves, procure um posto de saúde imediatamente. O diagnóstico precoce é essencial para um tratamento eficaz e para evitar complicações mais graves.

Ações da Prefeitura para Combater a Dengue

A Prefeitura Municipal de Iporá e a Secretaria de Saúde estão intensificando as ações de combate à dengue com:

• Mutirões de limpeza em áreas públicas e terrenos baldios.
  • Vistorias domiciliares para identificar focos do mosquito.
  • Distribuição de materiais informativos para conscientizar a população sobre a importância da prevenção.
  • Aplicação de inseticidas em áreas com maior incidência de casos.

Contribua com a Prevenção da Dengue em Iporá

Todos devem fazer sua parte para combater a dengue. A Prefeitura de Iporá reforça a importância da conscientização e colaboração da população durante o período chuvoso, adotando práticas simples que podem salvar vidas.

“Não basta saber, é preciso aplicar; não basta querer é preciso agir. Juntos podemos impedir a dengue! Evite água parada.” “Dengue, ninguém quer pegar.

IPORÁ CONTRA O AEDES AEGYPTI