O Núcleo de Vigilância e Controle Ambiental de Vetores realizou em Iporá entre os dias 21 e 25
de Outubro de 2019 o 4º e Último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti – LIRAa no
ano. O LIRAa é uma ferramenta do Ministério da Saúde que nos direciona nos Levantamentos
Entomológicos e seus Indicadores. Dentro de uma semana temos o resultado da pesquisa e já podemos direcionar nossas ações para as localidades apontadas como críticas. Em relação ao controle do Aedes Aegypti, o LIRAa divide a cidade de Iporá em 07 Estratos, ou seja, em sete localidades que englobam vários bairros da cidade onde iremos realizar o Levantamento por Amostragem. E através do LIRAa que temos o Índice de Infestação Predial – IP, ou seja, o número de imóveis positivos para Aedes. Assim como o Índice de Breteau – IB, que nos mostra os tipos de depósitos ou criadouros predominantes com Aedes Aegypti.
O Ministério da Saúde orienta que o Índice aceitável para se ter o controle de infestação por Aedes
Aegypti e de uma possível epidemia seja ela de Dengue, Zika ou Chikungunya e de no máximo de 1.0% de Infestação Predial – IP. Ou seja 1% dos imóveis de nossa cidade. Daí a importância de cada cidadão e cidadã de nosso município realmente se empenhar e se sensibilizar em fazer parte dessa luta diária contra o Aedes. Vivemos em Iporá um momento que requer atenção e todo cuidado quanto aos criadouros desse mosquito letal para nossa saúde e vida.
A mobilização contra o mosquito deve começar partindo de nossas casas, trabalhos, ambientes escolares, em nossas igrejas, associações de bairros e de moradores, bem como os demais seguimentos organizados da sociedade.

0 resposta em “Secretaria Municipal de Saúde de Iporá divulga levantamento de índice rápido – LIRAa”

Prefeitura Online 2019 © Todos os Direitos Reservados a Prefeitura Municipal de Iporá – Goiás

Desenvolvido by

Contato: 64 9 8432-3963.