A Secretaria de Saúde, em parceria com a UPA 24h, realizou mais um momento de Educação Permanente sobre a rede de proteção às mulheres vítimas de violência. O objetivo foi apresentar protocolos e orientações para o atendimento e acolhimento dessas mulheres pela assistência social da UPA 24h.

A importância da proteção às mulheres em situação de violência

A violência contra a mulher é uma questão grave e recorrente em nossa sociedade. É importante que as mulheres tenham acesso a uma rede de proteção que ofereça acolhimento, assistência e encaminhamento adequados para sua situação. Por isso, a Secretaria de Saúde e a UPA 24h se uniram para promover ações de educação permanente sobre esse tema.

Protocolos para atendimento e acolhimento

Durante o encontro, o delegado Igor, da Delegacia da Mulher, estabeleceu protocolos e orientações a respeito do atendimento e acolhimento das vítimas de violência. A assistência social da UPA 24h foi orientada sobre como identificar e lidar com situações de violência contra as mulheres, visando prestar um atendimento mais humanizado e eficaz.

Rede de proteção às mulheres

A rede de proteção às mulheres é composta por uma série de serviços e instituições que oferecem suporte e atendimento para mulheres vítimas de violência. Além da assistência social da UPA 24h, fazem parte dessa rede: delegacias da mulher, centros de referência de assistência social, hospitais, defensorias públicas e outros serviços públicos e privados.

Conscientização e prevenção

Além do atendimento e acolhimento, é fundamental, que sejam realizadas ações de conscientização e prevenção da violência contra as mulheres. Essas ações incluem campanhas de sensibilização, palestras em escolas e universidades, treinamentos para profissionais da área de saúde e segurança pública, entre outras iniciativas.

Conclusão

A proteção às mulheres em situação de violência é uma responsabilidade de todos. Ações como a educação permanente promovida pela Secretaria de Saúde e UPA 24h são fundamentais para garantir que as mulheres tenham acesso a uma rede de proteção adequada e eficaz. É preciso conscientizar a sociedade sobre a gravidade da violência contra as mulheres e trabalhar para preveni-la e combatê-la.

acolhimento

assistênciasocial

Conscientização