Prefeitura Municipal de Iporá através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente ( SEMMADES) realizou na manhã desta quinta-feira 07/11/2019 a 3° Reunião Pública e a 1° Assembleia Geral Ordinária para a Criação do Consórcio Intermunicipal Multimodal da Associação dos Municípios do Médio Araguaia (CIM-AMMA) no Município de Iporá – GO.

Foi realizada na manhã desta quinta-feira 07/11/2019 na cidade de Iporá-Go a 3° Reunião Pública e a 1° Assembleia Geral Ordinária para a Criação do Consórcio Intermunicipal Multimodal da Associação dos Municípios do Médio Araguaia (CIM-AMMA) no Município de Iporá – GO. A reunião teve como objetivo a eleição da presidência e da diretoria do consórcio, a qual foram eleitos como presidente do consórcio, o Prefeito de Iporá Naçoitan Araújo Leite e vice presidente a Prefeita de Diorama Valeria Ferreira, e como Secretário Executivo Alexandre Teixeira Lopes. O plano de ação e a formação do grupo de trabalho com a consolidação da diretoria de licenciamento descentralizado para o CIM-AMMA e também a formação pelo núcleo estratégico de planejamento responsável pela gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos municipais.

Vale ressaltar que o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Diretor de Planejamento Executivo do Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM-AMMA), Alexandre Teixeira Lopes, participou de uma reunião no gabinete do Senador Vanderlan Cardoso em julho deste ano, onde foi solicitar ao Senador que interceda no sentido de viabilizar aportes técnicos e financeiros ao (CIM-AMMA).

Por lei, cada município deve implementar um aterro sanitário. Diante dos elevados custos, o Governo do Estado assumiu essa responsabilidade com aqueles municípios que fizeram adesão aos consórcios públicos. A obrigação primária dessa implementação é do município, mas eles podem delegar essas obrigações coletivamente através do consórcio. Ninguém é obrigado a aderir ao consórcio, mas todos são obrigados a implementar o aterro sanitário, quando opta por fazê-lo sozinho, passa a ser responsabilidade desse município.

Com a comissão gestora agora eleita nesse consórcio , fica então para os gestores os seguintes  objetivos:

• Cumprir com a Lei Federal 12.305/2012 e o Regulamento do Decreto nº 7404/10.
• Gerar emprego e fontes alternativas de renda à população;
• Resgatar a cidadania dos profissionais da reciclagem;
• Aprimorar o serviço de coleta de lixo;
• Promover Ações Educativas dentro do Programa de Educação Ambiental;
• Estimular a preservação e conservação do meio ambiente;
• Diminuir os Impactos Ambientais;
• Possibilitar aos profissionais de reciclagem estrutura adequada para a realização do trabalho, evitando a coleta nas ruas e o armazenamento de materiais em logradouros públicos ou mesmo em suas residências;
• Reduzir as despesas com a coleta, transferência e disposição final dos resíduos separados pelos catadores que, portanto, não serão coletados, transportados e dispostos em aterro pelo sistema de limpeza urbana da cidade. Além da gestão de resíduos sólidos, o consórcio CIM-AMMA, também terá responsabilidade nos processos de licenciamento ambiental, desde a análise de processos, vistorias técnicas e emissões das respectivas licenças, como também em fiscalizações ambientais no municípios integrantes ao consórcio.

Prefeitura Municipal de Iporá…O FUTURO É AGORA!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print

0 resposta em “Prefeitura Municipal de Iporá através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente ( SEMMADES) realizou na manhã desta quinta-feira 07/11/2019 a 3° Reunião Pública e a 1° Assembleia Geral Ordinária para a Criação do Consórcio Intermunicipal Multimodal da Associação dos Municípios do Médio Araguaia (CIM-AMMA) no Município de Iporá – GO.”

Prefeitura Online 2019 © Todos os Direitos Reservados a Prefeitura Municipal de Iporá – Goiás

Desenvolvido by 

Contato: 64 9 8432-3963.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support