Foi realizada na manhã desta quinta-feira 07/11/2019 na cidade de Iporá-Go a 3° Reunião Pública e a 1° Assembleia Geral Ordinária para a Criação do Consórcio Intermunicipal Multimodal da Associação dos Municípios do Médio Araguaia (CIM-AMMA) no Município de Iporá – GO. A reunião teve como objetivo a eleição da presidência e da diretoria do consórcio, a qual foram eleitos como presidente do consórcio, o Prefeito de Iporá Naçoitan Araújo Leite e vice presidente a Prefeita de Diorama Valeria Ferreira, e como Secretário Executivo Alexandre Teixeira Lopes. O plano de ação e a formação do grupo de trabalho com a consolidação da diretoria de licenciamento descentralizado para o CIM-AMMA e também a formação pelo núcleo estratégico de planejamento responsável pela gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos municipais.

Vale ressaltar que o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Diretor de Planejamento Executivo do Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM-AMMA), Alexandre Teixeira Lopes, participou de uma reunião no gabinete do Senador Vanderlan Cardoso em julho deste ano, onde foi solicitar ao Senador que interceda no sentido de viabilizar aportes técnicos e financeiros ao (CIM-AMMA).

Por lei, cada município deve implementar um aterro sanitário. Diante dos elevados custos, o Governo do Estado assumiu essa responsabilidade com aqueles municípios que fizeram adesão aos consórcios públicos. A obrigação primária dessa implementação é do município, mas eles podem delegar essas obrigações coletivamente através do consórcio. Ninguém é obrigado a aderir ao consórcio, mas todos são obrigados a implementar o aterro sanitário, quando opta por fazê-lo sozinho, passa a ser responsabilidade desse município.

Com a comissão gestora agora eleita nesse consórcio , fica então para os gestores os seguintes  objetivos:

• Cumprir com a Lei Federal 12.305/2012 e o Regulamento do Decreto nº 7404/10.
• Gerar emprego e fontes alternativas de renda à população;
• Resgatar a cidadania dos profissionais da reciclagem;
• Aprimorar o serviço de coleta de lixo;
• Promover Ações Educativas dentro do Programa de Educação Ambiental;
• Estimular a preservação e conservação do meio ambiente;
• Diminuir os Impactos Ambientais;
• Possibilitar aos profissionais de reciclagem estrutura adequada para a realização do trabalho, evitando a coleta nas ruas e o armazenamento de materiais em logradouros públicos ou mesmo em suas residências;
• Reduzir as despesas com a coleta, transferência e disposição final dos resíduos separados pelos catadores que, portanto, não serão coletados, transportados e dispostos em aterro pelo sistema de limpeza urbana da cidade. Além da gestão de resíduos sólidos, o consórcio CIM-AMMA, também terá responsabilidade nos processos de licenciamento ambiental, desde a análise de processos, vistorias técnicas e emissões das respectivas licenças, como também em fiscalizações ambientais no municípios integrantes ao consórcio.

0 resposta em “Prefeitura Municipal de Iporá através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente ( SEMMADES) realizou na manhã desta quinta-feira 07/11/2019 a 3° Reunião Pública e a 1° Assembleia Geral Ordinária para a Criação do Consórcio Intermunicipal Multimodal da Associação dos Municípios do Médio Araguaia (CIM-AMMA) no Município de Iporá – GO.”

Prefeitura Online 2019 © Todos os Direitos Reservados a Prefeitura Municipal de Iporá – Goiás

Desenvolvido by

Contato: 64 9 8432-3963.