Prefeitura de Iporá – Controle de Vetores, atento ao Programa Nacional de Controle da Doença de Chagas – PNCDCh, iniciou no dia 13 do mês de maio de 2019, a Campanha de Controle da Doença de Chagas em nosso município e finalizou no dia 18 de dezembro de 2019.

DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE E
CONTROLE AMBIENTAL DE VETORES

CAMPANHA DE CHAGAS – 2019

O Controle de Vetores de Iporá, atento ao Programa Nacional de Controle da Doença de Chagas – PNCDCh, iniciou no dia 13 do mês de maio, a Campanha de Controle da Doença de Chagas em nosso município, e finalizamos nossa Campanha no dia 18 de dezembro de 2019. Concluímos todas as 85 Localidades Rurais cadastradas em nosso município, localidades essas que possuem 1.863 Unidades Domiciliares – UD.

Durante nossas atividades de campanha realizamos visitas domiciliares com Busca Ativa com
pesquisa dentro e fora das moradias. Promovemos a captura e coleta de triatomíneos em todos os anexos como: Paióis, galinheiros, chiqueiros, garagens, currais, casinhas, áreas de mata, pomar e jardins no peridomicilio.

Nas unidades com presença de barbeiros realizamos borrifação intra e peridomiciliar com inseticida.

Atendemos denuncia e recebemos exemplares de barbeiros encaminhados por nossa população, tanto de
áreas rurais quanto urbana. Os exemplares entregues e capturados foram identificados, encaminhados e examinados no Laboratório Entomológico do Controle Vetorial.

Capturamos e recebemos durante a Campanha de Chagas 184 exemplares de barbeiros. Sendo predominante no município de Iporá: Triatoma Sordida, Rhodnius Neglectus e o Panstrongylus Geniculatus. Todos exemplares de barbeiros analisados obtiveram resultado negativo para o Trypanosoma Cruzi.

Encerrando nossa campanha, atualizamos as nossas localidades em mapas e croquis para a
Campanha de Chagas em 2020.

Fiquem atentos! O período chuvoso está de volta, e o mosquito da Dengue entra em ação, vamos continuar firmes junto com a Prefeitura Municipal na luta contra esse mal. Faça sua parte, ajude a combater o mosquito. Colabore também não colocando o lixo em árvores, ou nos canteiros centrais, utilize as lixeiras da Prefeitura ou Particulares. FAÇA A SUA PARTE!

Prefeitura Municipal de Iporá…O FUTURO É AGORA!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print

0 resposta em “Prefeitura de Iporá – Controle de Vetores, atento ao Programa Nacional de Controle da Doença de Chagas – PNCDCh, iniciou no dia 13 do mês de maio de 2019, a Campanha de Controle da Doença de Chagas em nosso município e finalizou no dia 18 de dezembro de 2019.”

Prefeitura Online 2019 © Todos os Direitos Reservados a Prefeitura Municipal de Iporá – Goiás

Desenvolvido by 

Contato: 64 9 8432-3963.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support