DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE E
CONTROLE AMBIENTAL DE VETORES

CAMPANHA DE CHAGAS – 2019

O Controle de Vetores de Iporá, atento ao Programa Nacional de Controle da Doença de Chagas – PNCDCh, iniciou no dia 13 do mês de maio, a Campanha de Controle da Doença de Chagas em nosso município, e finalizamos nossa Campanha no dia 18 de dezembro de 2019. Concluímos todas as 85 Localidades Rurais cadastradas em nosso município, localidades essas que possuem 1.863 Unidades Domiciliares – UD.

Durante nossas atividades de campanha realizamos visitas domiciliares com Busca Ativa com
pesquisa dentro e fora das moradias. Promovemos a captura e coleta de triatomíneos em todos os anexos como: Paióis, galinheiros, chiqueiros, garagens, currais, casinhas, áreas de mata, pomar e jardins no peridomicilio.

Nas unidades com presença de barbeiros realizamos borrifação intra e peridomiciliar com inseticida.

Atendemos denuncia e recebemos exemplares de barbeiros encaminhados por nossa população, tanto de
áreas rurais quanto urbana. Os exemplares entregues e capturados foram identificados, encaminhados e examinados no Laboratório Entomológico do Controle Vetorial.

Capturamos e recebemos durante a Campanha de Chagas 184 exemplares de barbeiros. Sendo predominante no município de Iporá: Triatoma Sordida, Rhodnius Neglectus e o Panstrongylus Geniculatus. Todos exemplares de barbeiros analisados obtiveram resultado negativo para o Trypanosoma Cruzi.

Encerrando nossa campanha, atualizamos as nossas localidades em mapas e croquis para a
Campanha de Chagas em 2020.

0 resposta em “Prefeitura de Iporá – Controle de Vetores, atento ao Programa Nacional de Controle da Doença de Chagas – PNCDCh, iniciou no dia 13 do mês de maio de 2019, a Campanha de Controle da Doença de Chagas em nosso município e finalizou no dia 18 de dezembro de 2019.”

Prefeitura Online 2019 © Todos os Direitos Reservados a Prefeitura Municipal de Iporá – Goiás

Desenvolvido by

Contato: 64 9 8432-3963.