Dia 19 dia nacional da  Luta da População  em Situação de Rua

A COMPLEXIDADE DA VIDA NAS RUAS

A população em situação de rua celebra, no dia 19 de agosto, o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. A data é alusiva à memória de companheiros de rua que se foram, mas também comemora os avanços alcançados desde então, e a contínua luta pela garantia de direitos. Foi em 2004, entre os dias 19 e 22 de agosto, que ocorreu o então conhecido “Massacre da Sé”, talvez um dos dias mais violentos na vida da população em situação de rua; nessa data, 15 pessoas que utilizavam o espaço da Praça da Sé em São Paulo como moradia improvisada foram brutalmente atacadas na calada da noite, resultando em 7 mortos e 8 feridos gravemente.

Isso nos faz refletir sobre “o que significa estar em situação de rua? ” é carregar consigo inúmeros estigmas e rótulos; é estar desprotegido, subjugado pelo senso comum, perseguido, excluído, marginalizado na realidade social. “Vagabundo”, “bêbado”, “sujo”, “louco”, “perigoso”, “coitado”, “mendigo”… Nomenclaturas comumente utilizadas para descrever essa população vulnerável, muitas vezes invisível para muitos, e que cotidianamente é vítima das mais variadas formas de violência. Violência por parte de membros dos familiares, da sociedade, que, em seu mais elevado grau de intolerância, com ações higienistas, buscam “eliminar” aquilo que lhes causa repulsa (“sujando” e “enfeiando” a cidade).

A secretaria Municipal de Assistência Social- SMAS, por meio do CREAS-Centro de Referência Especializado de Assistência Social, acompanha cada um que é desprovido de família, emprego e residência. A SMAS desenvolve ações, programas para as pessoas que estão em situação de rua, sempre com o objetivo de que lhes sejam assegurados os direitos fundamentais, a partir das condições peculiares de cada indivíduo. O compromisso com o desenvolvimento de política integrada e planejada para essa população tem trazido resultados importantes.

Dia 19 teremos um evento especial com essa população no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo. Ofereceremos cuidados pessoais, atendimento à saúde, corte de cabelo e orientações. A SMAS disponibiliza passagens para ajudar quem quer voltar para casa, disponibiliza ingresso em comunidades terapêuticas, acompanhamento com equipe Psicossocial, Bolsa Família, benefício BPC/LOAS.

Contamos com a parceria do CRAS- Centro de Referência de Assistência Social, SCFV- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, Polícia Militar, Secretaria de Saúde, Grupo de Missionários do Projeto Jesus nascendo nas Ruas e toda a população que fará do dia 19 de agosto um Dia de Luta!

0 resposta em “Dia 19 dia nacional da  Luta da População  em Situação de Rua ”

Prefeitura Online 2019 © Todos os Direitos Reservados a Prefeitura Municipal de Iporá – Goiás

Desenvolvido by

Contato: 64 9 8432-3963.