A SME de Iporá percebendo a quantidade significativa de crianças com diagnósticos diversos matriculados na rede municipal de ensino de Iporá e a importância de uma formação continuada decidiu realizar o Curso de Capacitação em Educação Inclusiva e Prática Pedagógica que, primeiramente, contempla a gestão e professores de apoio no ano de 2019.

Com o total de 8 encontros mensais e 1 seminário, foi elaborado o Projeto, assim organizado:

Módulo I – 15/05/2019 – Planejamento de professor regente e de apoio. Atividades flexibilizadas e adaptadas.

Módulo II – 29/05/2019 – Transtorno do Espectro Autista (T.E.A.) e Síndrome de Down.

Módulo III – 12/06/2019 – Transtorno do Déficit de Atenção (T.D.A.), Hiperatividade e Transtornos de Aprendizagem. Deficiência Intelectual – leve, moderado, grave, profundo

Módulo IV – 14/08/2019 – Aquisição de leitura e escrita

Módulo V – 28/08/2019 – Deficiência Visual (D.V.), Educação de Surdos, e Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Módulo VI – 11/09/2019 – Atividades Lúdicas para Pré-escola e práticas pedagógicas para Educação Infantil de 6 meses a 3 anos

Módulo VII – 25/09/2019 – Psicomotricidade na Educação Infantil e no Ensino Fundamental

Módulo VIII – 23/10/2019 – Ética no Trabalho e Indisciplina

Módulo IX – 13/11/2019 – Seminário

Os temas dos módulos foram elaborados pelas Unidades Escolares de tal maneira que sua estrutura possa auxiliar o trabalho de professores e gestores na identificação e solução de problemas próprios do ambiente escolar.

Já realizamos os Módulos I a IV com êxito e com uma numerosa quantidade de cursistas.

A Secretaria Municipal de Educação agradece o empenho e dedicação dos capacitadores Rosane Barros Rocha – Intérprete de Libras, Gabriela Cândida Araújo Campos – Psicóloga, Lucília Alves de Sousa – Coordenadora das Escolas do Campo, Adna Maeli Lima de Oliveira – Coordenadora da Educação Infantil, Gisela Cassia Paula Souza – Coordenadora da Educação Infantil – 4 a 5 anos, Edna Dutra Rocha Ferreira – Coordenadora do Ensino Fundamental – séries iniciais, Selma Martins de Jesus Rodrigues Coordenadora do Ensino Fundamental – séries finais e Aildo Carvalho Ataides (Coordenador de Educação Física) além dos capacitadores parceiros durante os módulos.

O Secretário Municipal de Educação João de Almeida Lara e capacitadores agradecem o apoio e parceria da Prefeitura Municipal de Iporá.

MÓDULO 1

MÓDULO 2

MÓDULO 3

MÓDULO 4