Saúde em foco
Publicado em 08 março 2022 às 00h00
Última atualização em 27 dezembro 2022 às 07h38
Última atualização em 27 dezembro 2022 às 07h38
.

Trata-se de um grupo de exercícios terapêuticos para pessoas que não têm impedimentos para realizarem exercícios físicos. O grupo que é coordenado pela equipe de fisioterapia do NASF, conta com o apoio de vários profissionais de diversas áreas da saúde, como nutricionista, fonoaudióloga, psicóloga, educadora física, enfermeira, médico, dentre outros.
O grupo Bem Viver existe desde 2010, e na época as atividades eram realizadas apenas na ESF Vila Itajuba. Atualmente conta com 3 turmas, sendo elas na ESF Vila Itajubá, ESF Arco-íris (Salão da Igreja São Paulo VI) e ESF Umuarama (Comunidade Jacuba).
Nesse primeiro encontro houve a fala da enfermeira Karla Melo (Coordenadora da ESF Umuarama), sorteio de brindes (doação do vereador Wenio Pirulito) e após um delicioso lanche, deu-se início os exercícios terapêuticos com os membros da comunidade.
A prática regular da atividade física traz diversos benefícios para o corpo e a mente. Ao praticar exercícios, o corpo libera diversas substâncias e hormônios que contribuem para melhorar a qualidade de vida de maneira geral. Além de trabalhar e fortalecer músculos e ossos, reduzindo dores. Essas atividades também são responsáveis por:
– Melhorar da circulação sanguínea
– Diminuir riscos de doenças cardíacas
– Fortalecer o sistema imunológico e ainda
– Melhorar doenças de origem psicológica.
Agora, os membros dessa comunidade rural, que muitas vezes apresentavam dificuldades em realizar uma atividade física devido a distância entre a residência e a cidade, pode contar com esse projeto que visa aproximar as equipes de saúde da família (ESFs) da comunidade, atuando no território.