RSS Iporá - GO Notícias de Iporá/GO Sun, 04 Dec 2022 01:38:59 -0300 Sun, 04 Dec 2022 01:38:59 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://ipora.go.gov.br/rss IPORÁ CONTRA COVID-19! Wed, 30 Nov 2022 09:05:20 -0300 https://ipora.go.gov.br/noticia/visualizar/id/1590/?ipora-contra-covid-19.html https://ipora.go.gov.br/noticia/visualizar/id/1590/?ipora-contra-covid-19.html
 O sinal de alerta para imunização está relacionado ao aumento de casos que estamos observando em nosso País, segundo alerta de epidemiologistas.

 Segundo o levantamento realizado pelo Instituto Todos Pela Saúde – mostra que a taxa de exames positivos para a doença em laboratórios e farmácias teve um salto de 3% para 17% em menos de um mês, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.

 Em Iporá, a tendência pode ser agravante, uma vez que estamos com baixa cobertura vacinal para a 3 e a 45 dose da vacina contra a COVID-19.

 Em nossa cidade, o estoque de vacina contra COVID-19, está abastecida e a vacinação está disponível na Unidade de Saúde da Família do PSF Centro.

 O atendimento na sala de vacina do PSF Centro, ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h as 11hs e das 13h às 17hs.

 A vacina contra a Covid-19 está disponível para crianças a partir de 3 anos de idade, adolescentes e adultos.

]]>
IPORÁ, INTENSIFICA AÇÕES DE COMBATE À DENGUE DURANTE PERÍODO DE CHUVAS Tue, 29 Nov 2022 15:41:00 -0300 https://ipora.go.gov.br/noticia/visualizar/id/1589/?ipora-intensifica-acoes-de-combate-a-dengue-durante-periodo-de-chuvas.html https://ipora.go.gov.br/noticia/visualizar/id/1589/?ipora-intensifica-acoes-de-combate-a-dengue-durante-periodo-de-chuvas.html
Com a ajuda do Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Endemias, as visitas às residências têm se intensificado nas regiões que apresentaram altos índices de infestação pelo mosquito Aedes Aegypti, como na região do Centro, Vila Ferreira, Vila Brasília, Parque das Estrelas, Novo Horizonte, Aguas Claras e Arco Íris, onde foram visitadas mais de 12.000 residências, nas últimas duas semanas.

Além das ações de busca ativa nas residências e orientação da população, a Secretaria Municipal de Saúde conta com o apoio de diversas entidades municipais para realizar a contenção da doença e combater a multiplicação do mosquito transmissor. A gestão está comprometida com o cuidado da população iporaense e para isso a melhor forma é a prevenção, sempre.
Contamos com o apoio de todos para o controle do mosquito transmissor da dengue e outros agravos em nosso Município.]]>
Renovação de Matrículas Fri, 25 Nov 2022 15:11:40 -0300 https://ipora.go.gov.br/noticia/visualizar/id/1588/?renovacao-de-matriculas.html https://ipora.go.gov.br/noticia/visualizar/id/1588/?renovacao-de-matriculas.html
Entre em contato com a sua Unidade Escolar e confirme o processo de renovação de matrícula.]]>
SECRETARIA DE SAÚDE TERÁ HORÁRIOS ESPECIAIS EM DIAS DE JOGOS DA SELEÇÃO BRASILEIRA NA COPA DO MUNDO Mon, 21 Nov 2022 10:17:17 -0300 https://ipora.go.gov.br/noticia/visualizar/id/1587/?secretaria-de-saude-tera-horarios-especiais-em-dias-de-jogos-da-selecao-brasileira-na-copa-do-mundo.html https://ipora.go.gov.br/noticia/visualizar/id/1587/?secretaria-de-saude-tera-horarios-especiais-em-dias-de-jogos-da-selecao-brasileira-na-copa-do-mundo.html Secretaria Municipal de Saúde de Iporá terá horários especiais de expediente nos dias dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Futebol FIFA 2022. Os serviços considerados essenciais serão mantidos.

 Na estreia da Seleção Brasileira na Copa, no dia 24 de novembro, em que o jogo inicia às 16h, contra a Sérvia, o expediente nas unidades básicas de saúde, CEO, SER, CTA/SAE e no Complexo Regulador da Assistência será das 7h às 13h.

 

Já no dia 28 de novembro, em que o Brasil joga contra a Suíça às 13h, o expediente nas unidades básicas de saúde, CEO, SER, CTA/SAE e no Complexo Regulador da Assistência será das 7h às 12hs.

 No dia 2 de dezembro, em que a Seleção enfrenta o Camarões às 16h, o expediente nas unidades básicas de saúde, CEO, SER, CTA/SAE e no Complexo Regulador da Assistência das 7h às 13h.

 A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24hs), o Hospital Municipal de Iporá e o Laboratório de Análises Clinicas, estarão de plantão. O SAMU 192 permanece com o atendimento de emergência 24 horas, através do telefone 192.

  Informamos que para a segunda fase, caso o Brasil passe estaremos publicando os HORÁRIOS ESPECIAIS EM DIAS DE JOGOS DA SELEÇÃO BRASILEIRA NA COPA DO MUNDO.

]]>
Nota de Esclarecimento - Novo Código Tributário Thu, 17 Nov 2022 17:53:37 -0300 https://ipora.go.gov.br/noticia/visualizar/id/1585/?nota-de-esclarecimento---novo-codigo-tributario.html https://ipora.go.gov.br/noticia/visualizar/id/1585/?nota-de-esclarecimento---novo-codigo-tributario.html

A Prefeitura de Iporá vem a público esclarecer acerca das informações inverídicas sobre a edição do novo Código Tributário Municipal de Iporá e a atualização da planta de valores em montantes desarrazoados.

Inicialmente, importante destacar que a edição do novo Código Tributário não tem finalidade arrecadatória, mas sim a busca da aplicação da justiça fiscal conforme a capacidade contributiva dos cidadãos.

O projeto de lei apresentado a Câmara Municipal está contemplado de transparência, boa técnica legislativa e em consonância com a legislação tributária da maior parte dos municípios goianos.

Vale ressaltar que, a majoração de tributos depende exclusivamente de edição de lei que deve ser apreciado pelo Poder Legislativo, a informação de que a partir da edição do novo Código os tributos poderão ser atualizados sem “passar pela Câmara dos vereadores” merece ser tratada com responsabilidade uma vez que, a atualização elencada no projeto de lei se trata apenas de correções anuais com base na inflação acumulada no ano autorizadas pelo Código Tributário Nacional e em aplicação atual no município de Iporá. 

Nos termos do Artigo 97, §2 do Código Tributário Nacional, “não constitui majoração de tributo, para os fins do disposto do II deste artigo, a atualização do valor monetário da respectiva base de cálculo “.

A atualização da planta de valores do Município de Iporá se trata de medida necessária, uma vez que os valores tidos como referência para a cobrança de IPTU se encontram desatualizados. O Código Tributário em vigência foi editado em 1989, há exatos 32 (trinta e dois) anos. A atualização da legislação permitirá a correção do sistema tributário local proporcionando correção de injustiça fiscal e permitindo planejamento maior dos serviços públicos ofertados a população.

Por meio de estudo técnico a nova legislação dividiu o município de Iporá em 09 zonas considerando a localização e a avaliação imobiliária para o levantamento do valor do m² dos terrenos e estabelece fatores correcionais conforme as características do terreno e construções, possibilitando a distribuição da carga tributária de forma justa.

O novo Código Tributário também estabelece redução nas alíquotas do imposto para que não haja majoração excessiva, reduzindo de 0,50% (zero vírgula cinquenta por cento) para 0,35% (zero vírgula trinta e cinco por cento) em imóveis edificados e de 1,50% (um vírgula cinquenta por cento) para 0,65% (zero vírgula sessenta e cinco por cento) em imóveis não edificados.

A título de exemplo, não é justo um imóvel localizado no centro, ou regiões mais valorizadas pagar o mesmo valor de IPTU que imóveis localizados em setores como Jardim Novo Horizonte, ou Setor Serrinha.

No ponto de vista prático, a planta de valores atualizada permitirá a correção de eventuais falhas na avaliação do valor venal conforme a localidade do imóvel e uniformização da base de cálculo dos imóveis da mesma zona.

Ademais, foram implantados descontos de até 30% (trinta por cento) para o pagamento pontual do imposto.

Outro ponto inovador da nova norma se refere à isenção do IPTU para aposentados e a manutenção da isenção para pessoas com doenças graves.

Ou seja, no projeto do CTM tem diversas situações que beneficiam a população, como citada a própria isenção de IPTU para aposentados e a ampliação do desconto de 20% para 30%. Em anexo segue a planilha da media de IPTU para cada Setor, comparando o valor de 2022 com o previsto no projeto.

O Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), também foi contemplado no projeto por boa técnica legislativa apresentando alterações nas alíquotas que garantem a aplicação da justiça fiscal, serviços relacionados ao setor bancário e financeiro que houve aumento na alíquota para 5%. As alíquotas do imposto em análise devem ser estabelecidas conforme a capacidade contributiva da atividade, o que foi devidamente apresentado no projeto do Novo Código Tributário e para os prestadores de serviços residentes no município não foram prejudicados ou majorados com o aumento de tributo, sendo definido no próprio projeto a dedução de base de cálculo.

A Lei Complementar n.º101/2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal, “estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências”, determina o seguinte: Art. 14 [...] § 1º A renúncia compreende anistia, remissão, subsídio, crédito presumido, concessão de isenção em caráter não geral, alteração de alíquota ou modificação de base de cálculo que implique redução discriminada de tributos ou contribuições, e outros benefícios que correspondam a tratamento diferenciado.

Por todo o exposto, não agir com desprezo às receitas próprias do Município é comando que se impõe, mediante correta revisão da Planta de Valores Genéricos promovida por lei, a fim de adequar a base de cálculo do tributo à realidade econômica da cidade e com o resultado da arrecadação dos impostos municipais a gestão consiga aplicar os recursos na Educação, na Saúde e demais investimentos para a população.

 

BAIRRO

 Média de IPTU 2022

 Média de IPTU 2023

 Média de IPTU COM DESCONTO DE 30%

 RESIDENCIAL JARDIM DOS IPES

 R$                                 103,26

 R$                            250,83

 R$                                      175,58

 SETOR AEROPORTO SUL

 R$                                 321,55

 R$                            357,05

 R$                                      249,93

 SETOR LESTE

 R$                                 209,44

 R$                            248,08

 R$                                      173,65

ALFHAVILLE RESIDENCIAL

 R$                                    52,92

 R$                            135,41

 R$                                         94,79

ARY RIBEIRO VALADAO FILHO

 R$                                 142,68

 R$                            167,58

 R$                                      117,30

BAIRRO MARACANA

 R$                                 207,94

 R$                            115,55

 R$                                         80,89

BAIRRO MATO GROSSO

 R$                                 239,80

 R$                            332,58

 R$                                      232,81

BAIRRO SANTO ANTONIO

 R$                                    99,10

 R$                            167,55

 R$                                      117,29

BAIRRO SAO FRANCISCO

 R$                                 203,51

 R$                            273,21

 R$                                      191,24

BAIRRO UMUARAMA

 R$                                 139,82

 R$                            196,39

 R$                                      137,47

BELA VISTA

 R$                                 140,36

 R$                            114,02

 R$                                        79,82

CAPELINHA

 R$                                 279,93

 R$                            324,97

 R$                                      227,48

CENTRO

 R$                                 383,42

 R$                            544,39

 R$                                      381,07

CHIQUINHO URIAS

 R$                                 153,20

 R$                            170,51

 R$                                      119,36

CONJUNTO AGUAS CLARAS

 R$                                 110,64

 R$                            156,80

 R$                                      109,76

CONJUNTO ROSA DOS VENTOS

 R$                                    91,69

 R$                            130,07

 R$                                         91,05

DESMEMBRAMENTO ADONAI

 R$                                 158,22

 R$                            219,11

 R$                                      153,38

ESTRELA DO NORTE

 R$                                 384,30

 R$                            455,09

 R$                                      318,57

EXP. I DO LOTEAMENTO CASTANHEIRA

 R$                                 260,84

 R$                            280,54

 R$                                      196,38

EXP. II DO LOTEAMENTO CASTANHEIRA

 R$                                 289,68

 R$                            291,01

 R$                                      203,71

EXP. RESIDENCIAL BRISA DA MATA

 R$                                 237,56

 R$                            369,20

 R$                                      258,44

EXPANSAO DO LOTEAMENTO MOREIRA

 R$                                 169,96

 R$                            207,76

 R$                                      145,43

EXPANSAO DO SETOR LESTE

 R$                                 280,03

 R$                            278,10

 R$                                      194,67

EXPANSAO DO SETOR LESTE II

 R$                                 237,34

 R$                            255,69

 R$                                      178,98

EXPANSAO DO VILA BRASILIA

 R$                                 197,47

 R$                            282,79

 R$                                     197,95

EXPANSAO VILA NOVA

 R$                                 182,93

 R$                            173,77

 R$                                      121,64

EXTENSAO DO PARQUE DAS ESTRELAS

 R$                                 498,79

 R$                            578,78

 R$                                      405,15

GOIAS

 R$                                 385,51

 R$                            521,31

 R$                                      364,91

GOIAS I

 R$                                 320,92

 R$                            409,80

 R$                                      286,86

GOIÁS II

 R$                                 412,89

 R$                            420,50

 R$                                      294,35

GOIASIL

 R$                                 358,26

 R$                            512,02

 R$                                     358,41

JARDIM ARCO IRIS

 R$                                 165,18

 R$                            188,07

 R$                                      131,65

JARDIM DAS OLIVEIRAS

 R$                                 298,62

 R$                            417,19

 R$                                      292,04

JARDIM DOS PASSARINHOS

 R$                                    61,82

 R$                            122,29

 R$                                         85,60

JARDIM MONTE ALTO

 R$                                 160,19

 R$                            248,70

 R$                                      174,09

JARDIM N HORIZONTE IV

 R$                                 614,06

 R$                            707,63

 R$                                      495,34

JARDIM NOVO HORIZONTE I

 R$                                 120,43

 R$                            227,35

 R$                                      159,15

JARDIM NOVO HORIZONTE II

 R$                                 150,33

 R$                            273,33

 R$                                      191,33

JARDIM NOVO HORIZONTE III

 R$                                    69,97

 R$                            144,33

 R$                                      101,03

JARDIM NOVO HORIZONTE IV

 R$                                    29,56

 R$                               90,17

 R$                                         63,12

JARDIM SANTA MARTHA

 R$                                    79,28

 R$                            159,81

 R$                                      111,87

JARDIM TROPICAL

 R$                                 111,54

 R$                            142,51

 R$                                         99,76

JARDIM URANIO

 R$                                 210,26

 R$                            234,01

 R$                                     163,81

JARDINS FERREIRA

 R$                                 159,67

 R$                            208,81

 R$                                      146,17

LOT. RESIDENCIAL PRISCILLA PARK

 R$                                    58,40

 R$                            166,28

 R$                                      116,40

LOTEAMENTO BELA VISTA

 R$                                 323,50

 R$                            332,86

 R$                                      233,00

LOTEAMENTO CALIFORNIA

 R$                                    51,12

 R$                            161,21

 R$                                      112,84

LOTEAMENTO EXPANSAO DO UMUARAMA

 R$                                 103,99

 R$                            147,73

 R$                                      103,41

LOTEAMENTO JOAQUIM BERTO

 R$                                 438,04

 R$                            578,89

 R$                                      405,22

LOTEAMENTO MOREIRA

 R$                                 263,67

 R$                            390,96

 R$                                      273,67

LOTEAMENTO PLANALTO

 R$                                 345,82

 R$                            437,23

 R$                                     306,06

LOTEAMENTO SANTA CATARINA

 R$                                 164,70

 R$                            233,72

 R$                                      163,61

LOTEAMENTO SAO VICENTE

 R$                                 107,27

 R$                            147,60

 R$                                      103,32

NAO CONSTA

 R$                                    52,04

 R$                            142,56

 R$                                         99,79

PADRE CICERO

 R$                                 162,10

 R$                            209,03

 R$                                      146,32

PARQUE DAS ESTRELAS

 R$                                 106,47

 R$                            222,27

 R$                                      155,59

PARQUE SANTANA

 R$                                 320,55

 R$                            380,03

 R$                                      266,02

PARQUE UNIAO

 R$                                 155,25

 R$                            169,54

 R$                                      118,67

PAULA E SOUZA

 R$                                 198,01

 R$                            249,59

 R$                                      174,71

PEDRO GONÇALVES FILHO

 R$                                 140,96

 R$                            214,93

 R$                                      150,45

PERNE

 R$                                 409,56

 R$                            468,26

 R$                                     327,78

PLANALTO

 R$                                 498,09

 R$                            586,96

 R$                                      410,87

RESIDENCIAL ANDORINHAS

 R$                                 113,75

 R$                            156,07

 R$                                      109,25

RESIDENCIAL BRISA DA MATA

 R$                                 385,35

 R$                            441,99

 R$                                      309,39

RESIDENCIAL NOVA IPORA

 R$                                    60,65

 R$                            131,27

 R$                                         91,89

SANTO ANTONIO

 R$                                 267,11

 R$                            124,73

 R$                                         87,31

SAO JORGE

 R$                                 179,49

 R$                            261,43

 R$                                      183,00

SAO JOSE

 R$                                 225,56

 R$                            244,79

 R$                                      171,35

SAO PAULO DA CRUZ

 R$                                 199,93

 R$                            235,69

 R$                                      164,98

SETOR 01

 R$                                 235,03

 R$                            185,52

 R$                                      129,87

SETOR 02

 R$                                 254,29

 R$                            207,71

 R$                                     145,40

SETOR 04

 R$                                 426,76

 R$                            353,51

 R$                                      247,46

SETOR 05

 R$                                 327,27

 R$                            341,08

 R$                                      238,76

SETOR 07

 R$                                 107,11

 R$                            125,76

 R$                                         88,03

SETOR 08

 R$                                 160,80

 R$                            208,48

 R$                                      145,94

SETOR 12

 R$                                 382,06

 R$                            301,69

 R$                                      211,19

SETOR 13

 R$                                 147,36

 R$                            157,35

 R$                                     110,15

SETOR 15

 R$                                 168,63

 R$                            143,93

 R$                                      100,75

SETOR 16

 R$                                 194,60

 R$                            215,05

 R$                                      150,54

SETOR 17

 R$                                 209,77

 R$                            232,73

 R$                                      162,91

SETOR 18

 R$                                    16,75

 R$                            107,25

 R$                                         75,07

SETOR 20

 R$                                    33,28

 R$                            194,32

 R$                                      136,02

SETOR 21

 R$                                 137,01

 R$                            197,29

 R$                                     138,11

SETOR 23

 R$                                    30,52

 R$                            195,35

 R$                                      136,75

SETOR 26

 R$                                 153,63

 R$                            143,64

 R$                                      100,55

SETOR 27

 R$                                 190,03

 R$                            196,65

 R$                                      137,65

SETOR 28

 R$                                 612,01

 R$                            593,82

 R$                                      415,67

SETOR 30

 R$                                 160,12

 R$                            151,66

 R$                                      106,16

SETOR 31

 R$                                 102,53

 R$                            164,13

 R$                                     114,89

SETOR 34

 R$                                    45,74

 R$                            194,99

 R$                                      136,49

SETOR AEROPORTO

 R$                                 208,94

 R$                            284,77

 R$                                      199,34

SETOR ARISTON GOMES

 R$                                 272,26

 R$                            314,93

 R$                                      220,45

SETOR CACIQUE

 R$                                 450,08

 R$                            480,55

 R$                                      336,39

SETOR CARAJAS

 R$                                 127,32

 R$                            188,04

 R$                                      131,63

SETOR CASTANHEIRAS

 R$                                 239,06

 R$                            229,04

 R$                                      160,33

SETOR DOS FUNCIONARIOS

 R$                                 581,69

 R$                            667,19

 R$                                      467,03

SETOR DOS FUNCIONARIOS 2ªETAPA

 R$                                 255,97

 R$                            428,20

 R$                                      299,74

SETOR DOS FUNCIONARIOS II

 R$                                 450,21

 R$                            886,91

 R$                                      620,84

SETOR IPORAZINHO

 R$                                 256,00

 R$                            320,36

 R$                                      224,25

SETOR MARACANA

 R$                                 312,76

 R$                            306,10

 R$                                      214,27

SETOR POR DO SOL

 R$                                 303,48

 R$                            262,02

 R$                                      183,41

SETOR SANTA CATARINA

 R$                                    38,13

 R$                            101,56

 R$                                         71,09

SETOR SERRINHA

 R$                                    85,42

 R$                            112,97

 R$                                         79,08

VAU PASSARINHO

 R$                                 278,59

 R$                            252,09

 R$                                      176,46

VILA BOA VENTURA

 R$                                 185,43

 R$                            383,74

 R$                                      268,61

VILA BRASILIA

 R$                                 107,17

 R$                            196,42

 R$                                      137,49

VILA CASCALHEIRA

 R$                                 163,08

 R$                            253,28

 R$                                      177,29

VILA FERREIRA

 R$                                 156,52

 R$                            198,66

 R$                                      139,06

VILA IPIRANGA

 R$                                 205,93

 R$                            227,52

 R$                                      159,27

VILA ITAJUBA

 R$                                 306,94

 R$                            270,78

 R$                                      189,55

VILA ITAJUBA I

 R$                                 200,38

 R$                            212,78

 R$                                      148,94

VILA ITAJUBA II

 R$                                 197,65

 R$                            222,44

 R$                                      155,71

VILA NOVA

 R$                                 152,85

 R$                            172,57

 R$                                      120,80

VILA PADRE CICERO

 R$                                 231,77

 R$                            269,45

 R$                                      188,61

VILA REDENTORA

 R$                                 220,31

 R$                            274,21

 R$                                      191,94

VILA RICA

 R$                                 238,12

 R$                            233,20

 R$                                      163,24

VILA SAO VICENTE DE PAULO

 R$                                 172,14

 R$                            188,65

 R$                                      132,05

VILA UMUARAMA

 R$                                 293,21

 R$                            237,14

 R$                                      166,00

ZONA RURAL

 R$                                 599,79

 R$                        1.242,48

 R$                                      869,74

Total Geral

 R$                                 171,04

 R$                            251,66

 R$                                      176,16

 

 

 

]]>
Coren-GO entrega a municípios goianos a 4° Edição do Protocolo da Enfermagem. Fri, 11 Nov 2022 10:12:27 -0300 https://ipora.go.gov.br/noticia/visualizar/id/1584/?coren-go-entrega-a-municipios-goianos-a-4-edicao-do-protocolo-da-enfermagem.html https://ipora.go.gov.br/noticia/visualizar/id/1584/?coren-go-entrega-a-municipios-goianos-a-4-edicao-do-protocolo-da-enfermagem.html A solenidade contou com a presença da Presidente do Coren-GO, Dra Edna de Souza Batista; do Dr Arildo de Souza, Conselheiro do Cofen; Dra Viviane Casimiro, Superintendente da Escola de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde; da Dra Cynara Mathias Costa, Superintendente de Gestão de Redes de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, da Dra Lucimeire Lemos Secretaria Geral da Aben-GO e das Dras Rose Melo e Eliane Castilho, que no Ato representaram os Sindicato de Enfermeiros e de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, respectivamente, além de representante de mais de 125 municípios goianos.
Sob a coordenação da Professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás, Dra Claci Rosso, o manual foi escrito por mais de 140 autores, de diferentes áreas de atuação. Nesta edição foram realizadas uma revisão bibliográfica dos vinte e seis protocolos existentes, e foram acrescentados mais quatro capítulos. São eles: cuidados estéticos, práticas integrativas e complementares, preparo e respostas a emergência em saúde pública e higienização das mãos.
De acordo com a Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Goiás, Dra Edna de Souza Batista, o manual possibilita uma descrição detalhada da assistência, do cuidado.
Para a Dra Viviane Casimiro, que também é enfermeira, o protocolo é um grande instrumento que possibilita e fortalece um atendimento seguro aos usuarios do Sistema Ùnico de Saúde (SUS). Desa de uma saúde pública consolidada, por meio de instrumentos de gestão foi também a tônica do discurso da Dra. Cynara Costa.
Outra novidade e que em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a 4º Edição do Protocolo de Enfermagem da Atenção Primária do Estado de Goiás, será disponibilizado de forma digital, por meio do aplicativo CofenPlay e pelo site: www.protocolodaenfgo.org. Com esta inovação, profissionais de Enfermagem do Brasil e do mundo terão acesso a esse material.]]>
Atendimento em dias de jogos da copa Mon, 21 Nov 2022 09:05:58 -0300 https://ipora.go.gov.br/noticia/visualizar/id/1586/?atendimento-em-dias-de-jogos-da-copa.html https://ipora.go.gov.br/noticia/visualizar/id/1586/?atendimento-em-dias-de-jogos-da-copa.html Dia “D” da campanha dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher'' Thu, 03 Nov 2022 17:16:19 -0300 https://ipora.go.gov.br/noticia/visualizar/id/1583/?dia-d-da-campanha-dos-21-dias-de-ativismo-pelo-fim-da-violencia-contra-a-mulher.html https://ipora.go.gov.br/noticia/visualizar/id/1583/?dia-d-da-campanha-dos-21-dias-de-ativismo-pelo-fim-da-violencia-contra-a-mulher.html A Secretaria da Assistência Social juntamente com o Instituto MAV - Mulheres de Alto Valor – realizaram hoje o dia “D” da campanha dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher''. O evento aconteceu em frente ao CREAS/CEAM, na Av. São Paulo, esquina com rua A no Bairro Mato Grosso.

Foi um mutirão de atendimento, empreendido por diversos atores da sociedade civil como voluntários para atender a mulher Iporaense. Entre os serviços ofertados a população feminina Iporaense, houve:

  1. SAÚDE: um representante de cada ESF para atendimento dos beneficiários do Auxílio Brasil, pesagem e triagem. E oferta dos serviços do CTA/SAE - orientações e testagens de Hepatite A, Hepatite B, Sífilis e HIV. Orientação sobre Parto Humanizado.
  2. Ordem dos Advogados do Brasil (OAB): Assessoria Jurídica e encaminhamentos para Advogados Dativos.
  3. PSICOLOGIA: Oitiva, triagem e encaminhamentos para a rede de proteção.
  4. Educação Municipal: brincadeiras orientadas, contação de histórias, pipoca, algodão-doce, escorregador, pula-pula.
  5. Instituto Federal Goiano (IF): Oficinas com materiais recicláveis ministradas por mulheres membro do NEPEDS.
  6. CRAS: Cadastro Único / Auxílio Brasil.
  7. DEAM: Oitiva e orientações sobre a violência Doméstica; registro de ocorrências, orientações sobre violência contra mulher, doação de cestas básicas para famílias carentes (Público da DEAM).
  8. UEG: Orientação Jurídica.
  9. IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS: Atendimento familiar à luz da Palavra de Deus.
  10. IGREJA CATÓLICA: Atendimento familiar à luz da Palavra de Deus.
  11. OFTALMOLOGIA: exame oftalmológico com agendamento no CRAS.
  12. Mulher de Alto Valor (MAV): Acolhimento Social.
  13. QUILOMBOLAS: Apresentação da cultura Quilombola, com apresentações artísticas e triagem do povo Quilombola da região.
  14. BELEZA: Lavagem de cabelo especial com produtos da Mirra Cosméticos. Corte de cabelo, design de sobrancelhas e manicure.
  15. Núcleo Orquidófilo de Iporá (NOI): Exposição de Orquídeas.
  16. Nutricionista: Bem-estar x Resiliência
  17. Conselho Tutelar: oitiva e orientações

 

]]>
SAMU192 de Iporá é beneficiada com uma unidade móvel (ambulância). Thu, 27 Oct 2022 13:02:03 -0300 https://ipora.go.gov.br/noticia/visualizar/id/1582/?samu192-de-ipora-e-beneficiada-com-uma-unidade-movel-ambulancia.html https://ipora.go.gov.br/noticia/visualizar/id/1582/?samu192-de-ipora-e-beneficiada-com-uma-unidade-movel-ambulancia.html
Além de Iporá, outros 4 municípios goianos estão sendo contemplados pela plataforma e a entrega foi realizada pelo Governador Ronaldo Caiado.

Secretaria Municipal de Saúde, mais que uma equipe, uma FAMÍLIA.]]>
Unidade Básica de Saúde Vila Itajubá, realiza ação do Programa Saúde na Escola (PSE). Thu, 27 Oct 2022 08:32:49 -0300 https://ipora.go.gov.br/noticia/visualizar/id/1581/?unidade-basica-de-saude-vila-itajuba-realiza-acao-do-programa-saude-na-escola-pse.html https://ipora.go.gov.br/noticia/visualizar/id/1581/?unidade-basica-de-saude-vila-itajuba-realiza-acao-do-programa-saude-na-escola-pse.html
O propósito da ação é a articulação entre o espaço de aprendizado com ás unidade básicas de saúde, garantido formação integral aos alunos, por meio de ações de prevenção e promoção à saúde.

Essa ação tem o apoio da Secretaria de Saúde por meio da Dra Daniela Sallun e da Prefeitura de Iporá.]]>