Diante do contexto vivido na implantação do Documento Curricular para Goiás (DC-GO Ampliado) e a sequente suspenção das aulas presenciais no mês de Março do ano de 2020, como medida preventiva recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), prevista em lei pelo Decreto nº 9.633, de 13 de março de 2020, que dispunha sobre a decretação de situação de emergência na saúde pública do Estado de Goiás, em razão da disseminação do novo coronavírus (2019-nCoV), surgiu a necessidade de uma ação educativa com propostas pedagógicas alinhadas em rede, assim surgiu o Projeto Professor Mediador.

O Projeto Professor Mediador visa uma relação entre a Secretaria Municipal de Educação da cidade de Iporá e Unidades Escolares da rede municipal de ensino no sentido de fortalecer o processo ensino e aprendizagem pela organização de planejamentos e alinhamento de conteúdos aplicados pela rede de ensino. Um planejamento a partir do currículo integrado com estratégias didático-pedagógicas utilizando os recursos tecnológicos com a colaboração dos professores regentes e apoio, aprovados (validados) pelos coordenadores pedagógicos das unidades é o fio condutor deste projeto.

O Projeto Professor Mediador é uma proposta de trabalho que vem de encontro às necessidades da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, dentro de uma visão global e interdisciplinar dos aspectos que permeiam a rede municipal de educação de Iporá. O ano de 2020, com a pandemia, tivemos que nos reinventar. Pensando também na possibilidade do ensino híbrido, a Secretaria Municipal de Educação (SME) percebeu a necessidade de organizar uma plataforma educacional para amenizar o impacto aos professores com o aumento da demanda de aulas presenciais e não presenciais e contribuir com a qualidade do ensino das unidades escolares de Iporá.

O projeto foi iniciado pelas professoras de Educação Infantil de 0 a 3 anos, professora Ana Paula Ferreira de Lima (II Período- crianças de 3 e 4 anos), professora Ermara Camila (I período- crianças de 2 e 3 anos) e professora Eliane Pareja (Maternal- crianças de 0 a 2 anos), inicialmente foi intitulado como Projeto Professor Formador, pois o contato seria diretamente realizado para a elaboração e validação dos planejamentos, com os professores regentes e apoio de cada etapa, sendo uma das atribuições das professoras formadoras a coordenação do grupo de professores.

Diante de todo o processo de desenvolvimento praticado nesse início, e as percepções positivas, negativas e das avaliações de execução, na estruturação para as demais etapas de Educação Infantil 5 e 6 anos e Ensino Fundamental I, a professora Selma Martins de Jesus Rodrigues, elaborou o intitulado hoje, Projeto Professor Mediador, com alterações significativas e essenciais para que esse projeto educacional fosse estruturado para essas etapas e iniciasse sua execução em toda a rede municipal de educação.

Atualmente os responsáveis pela sua execução são: Prefeitura de Iporá, através do prefeito Naçoitan Araújo Leite, a Secretaria Municipal de Educação, através do secretário João de Almeida Lara e as respectivas coordenações pedagógicas da SME: Educação Infantil 0 a 3 anos- professora Tatiane Cristina Leite Silva Cunha, Educação Infantil 4 e 5 anos- professora Glenda Silva Santos Lara,  Ensino Fundamental- Raíssa da Silva Santos e Educação Física- David Cândido Furtado.

Os Professores Mediadores atuantes no ano de 2023 e suas respectivas turmas são:

  • Educação Infantil Bebês e Crianças Bem Pequenas (0 a 3 anos): professoras Sindel Martins Torres Peres de Jesus- Maternal I, II e Ermara Camilla de Almeida- I e II períodos;
  • Educação Infantil Crianças Pequenas (4 e 5 anos): professoras Helismar Alcantara Oliveira- Pré-escolar I e Gracielle Maria Ferreira- Pré-escolar II;
  • Ensino Fundamental I (1º ao 5º anos): professores Adriana Aparecida de Freitas Santos- 1º ano, Priscila da Silva Oliveira- 2º ano, Mere Helen Pires das Neves- 3º ano, Cristina Teles Peixoto Oliveira- 4º ano e Hellen Carolina Rodrigues Santos Silva- 5º ano.
  • Educação Infantil e Ensino Fundamental I Educação Física (Pré-escolar I ao 5º ano): Adelmo F. M. Júnior.

Pode-se portanto, conceituar o Projeto Professor Mediador como um projeto educacional sobre a perspectiva de inovação por ser uma nova proposta nas práticas pedagógicas, modificando seus métodos e instrumentos de execução.  Lembrando que o projeto está em constante avaliação com a participação dos servidores da rede e sendo complementando conforme as necessidades observadas.