O Carnaval é uma das épocas mais aguardadas do ano, mas também é uma época de preocupação para a Prefeitura Municipal de Iporá e a Secretaria de Saúde da cidade. É por isso que, para garantir a segurança dos foliões, a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) é apresentada como uma alternativa de urgência na prevenção ao HIV.

A PEP é considerada um caso de urgência, especialmente por conta do tempo de efeito da profilaxia. A camisinha ainda é a primeira opção para prevenir não só o HIV, mas também outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), que não são contempladas com o uso da PEP.

A PEP deve ser iniciada em até 72 horas após a possível exposição ao HIV e consiste no uso contínuo de medicamentos antirretrovirais por 28 dias. Para ser eficaz, é importante iniciar a PEP nas duas primeiras horas após a situação de risco.

A PEP pode ser obtida gratuitamente na UPA 24h. Além de casos de risco durante as relações sexuais consentidas, a PEP também é indicada em casos de violência sexual e acidente ocupacional.

Em resumo, a prefeitura de Iporá e a Secretaria de Saúde estão comprometidas em garantir a segurança dos foliões durante o Carnaval, oferecendo alternativas de prevenção ao HIV, como a PEP. Não deixe de participar da folia, mas lembre-se sempre de proteger-se!

Carnaval

Foliões