No mês de março de 2023, o Núcleo de Vigilância Sanitária e Ambiental do Município de Iporá realizou uma operação de fiscalização no comércio local e apreendeu 73,59 kg de alimentos impróprios para o consumo humano. A ação foi realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Iporá e a Secretaria de Saúde, visando garantir a segurança alimentar da população.

Alimentos apreendidos

Durante a operação, foram encontrados diversos produtos alimentícios em condições inadequadas para o consumo humano. Entre os itens apreendidos, destacam-se:

• Carnes
  • Ameixas desidratas
  • Açúcares
  • Balas de Coco.
  • A quantidade total apreendida de alimentos impróprios para consumo humano foi de 73,59 kg.

Riscos para a saúde

O consumo de alimentos em condições inadequadas pode representar um risco para a saúde, causando doenças como intoxicações alimentares, infecções gastrointestinais, entre outras. Por isso, é importante que os consumidores fiquem atentos à procedência dos produtos que adquirem e verifiquem se estão segundo as normas sanitárias.

Medidas adotadas

Após a apreensão dos alimentos, o Núcleo de Vigilância Sanitária e Ambiental do Município de Iporá realizou a inutilização dos produtos apreendidos, garantindo que não voltem a ser comercializados e colocando um fim ao risco que representavam para a saúde pública.

A importância da fiscalização

A operação realizada pelo Núcleo de Vigilância Sanitária e Ambiental do Município de Iporá reforça a importância da fiscalização na garantia da segurança alimentar da população. É fundamental que os órgãos responsáveis pela vigilância sanitária estejam atentos às condições dos estabelecimentos comerciais e dos produtos oferecidos ao consumidor, para prevenir problemas de saúde pública.

Conclusão

A apreensão de alimentos impróprios para consumo humano em Iporá demonstra a relevância da fiscalização e do cumprimento das normas sanitárias no comércio de alimentos. A população deve estar sempre atenta à procedência dos produtos que consome, buscando adquirir alimentos de estabelecimentos de confiança e que estejam conforme as normas sanitárias.

01 – O que é o Núcleo de Vigilância Sanitária e Ambiental?

O Núcleo de Vigilância Sanitária e Ambiental é um órgão responsável pela fiscalização e monitoramento da qualidade sanitária e ambiental dos produtos e serviços oferecidos à população.

02- O que acontece com os produtos apreendidos?

Os produtos apreendidos são inutilizados para não voltarem a ser comercializados e representem um risco para a saúde pública.

03 – Como evitar o consumo de alimentos impróprios?

É importante adquirir alimentos de estabelecimentos de confiança, verificar a validade dos produtos e observar as condições de armazenamento.

04 – Quais são os riscos do consumo de alimentos impróprios?

O consumo de alimentos impróprios pode causar intoxicações alimentares, infecções gastrointestinais, alergias alimentares, entre outros problemas de saúde.

05 – Qual é a importância da fiscalização no comércio de alimentos?

A fiscalização é importante para garantir a qualidade e a segurança dos produtos oferecidos à população, prevenindo problemas de saúde pública e assegurando o cumprimento das normas sanitárias.

Iporá-GO

Prefeitura Municipal de Iporá