O Núcleo de Vigilância e Controle Ambiental de Vetores de Iporá, em parceria com a Prefeitura Municipal de Iporá e a Secretaria de Saúde, está atento ao Programa Nacional de Controle da Doença de Chagas – PNCDCh, mantendo rotineiramente o monitoramento e a Vigilância Entomológica quanto à Doença de Chagas e seu Vetor em nosso município.

Vigilância Entomológica

A Vigilância Entomológica é uma atividade importante para o controle de vetores e as doenças transmitida por eles. Nós, do Núcleo de Vigilância e Controle Ambiental de Vetores de Iporá, trabalhamos para identificar, monitorar e controlar o vetor que transmitem a Doença de Chagas.

Campanha de Chagas

Durante a Campanha de Chagas, realizamos visitas técnicas a todos os imóveis rurais cadastrados e mapeados em nosso município, que possui um número cadastrado de 85 Localidades Rurais, com 1.863 Unidades Domiciliares – UD. Na Campanha, realizamos as atividades de visitas domiciliares, pesquisa, captura, borrifação e atualização das localidades em mapas e croquis. Além disso, realizamos em nosso laboratório de endemias a análise laboratorial de todas as amostras dos triatomíneos (barbeiros) capturados e/ou entregues para averiguação laboratorial na Secretaria Municipal de Saúde.

Vigilância Passiva

Quanto às ações fora da Campanha de Chagas, realizamos e atendemos também a Vigilância Passiva. Essa atividade do controle Vetorial da doença de Chagas depende da notificação por parte da população, procedimento esse denominado de Vigilância Passiva. Portanto, se algum morador encontrar algum inseto suspeito, é necessário comunicar imediatamente o Departamento de Endemias na Secretaria Municipal de Saúde.

O que fazer se encontrar um inseto suspeito?

A população pode e deve auxiliar na notificação de insetos suspeitos. Caso encontre algum, proceda da seguinte forma: proteja as mãos e capture-o; acondicione-o em frasco seco com tampa, identificado como nome e contato (telefone) de quem coletou, local de coleta (dentro ou fora da residência) e notifique imediatamente a Secretaria Municipal de Saúde. Caso o barbeiro encontrado seja positivo para Trypanosoma Cruzi, deve-se realizar a sorologia de todos os habitantes da residência.

Como prevenir a infestação do vetor?

Manter habitações livre de abrigos para o inseto, rebocar todas as paredes das habitações, evitar construções de madeiras e paus a pique (lixo, entulho, amontoados de madeira, lenhas, telhas, tabuas e tijolos) e guardar distância mínima de 20m dos anexos (ranchos, casinhas de arreios e tralhas, paióis, chiqueiros, galinheiros, etc.) quando existir animais domésticos (cachorros, aves) são medidas que contribuem para a diminuição da infestação domiciliar dos triatomíneos (barbeiros) e um possível contágio da doença através do contato com o inseto vetor.

Além disso, o Núcleo de Vigilância e Controle Ambiental de Vetores, juntamente com a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Saúde, desenvolvem constantemente atividades de educação em saúde com a população, como palestras, oficinas e panfletagem, para informar sobre os riscos e prevenção da doença de Chagas e os cuidados a serem tomados para evitar a proliferação do inseto vetor.

É importante destacar que, apesar dos avanços alcançados no controle da doença de Chagas em Iporá, a luta contra essa doença é constante e necessita do esforço conjunto da população e dos órgãos competentes. Ações simples, como a manutenção adequada das habitações, a notificação de casos suspeitos e a participação em campanhas de prevenção, podem fazer toda a diferença na prevenção e controle da doença de Chagas em nosso município.

Portanto, a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Saúde de Iporá reiteram a importância do engajamento de toda a população no combate à doença de Chagas, e ressaltam que o Núcleo de Vigilância e Controle Ambiental de Vetores está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas e fornecer orientações sobre a prevenção e controle da doença. Juntos, podemos garantir uma vida mais saudável e livre de doenças em nosso município.

Galeria de foto

Análise Laboratorial