O Núcleo de Vigilância e Controle Ambiental de Vetores realizou em Iporá entre os dias 09 e 13 de janeiro de 2023 o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti – LIRAa. O LIRAa é uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Febre pelo vírus Zika e Febre Amarela. É uma ferramenta do Ministério da Saúde que nos direciona nos Levantamentos Entomológicos e seus Indicadores. Possibilitando em uma semana termos o resultado da pesquisa e já podemos direcionar nossas ações para as localidades apontadas como críticas.

O Ministério da Saúde orienta que o Índice aceitável para se ter o melhor controle de infestação por Aedes Aegypti e de uma possível epidemia, seja ela de Dengue, Zika ou Chikungunya e de até 1.0% de Infestação Predial – IP. Ou seja, 1% dos imóveis de nossa cidade. Vivemos em Iporá um momento que requer atenção e todo cuidado quanto aos criadouros desse mosquito letal para nossa saúde e vida. A mobilização contra o mosquito deve começar partindo de nossas casas, trabalhos, ambientes escolares, em nossas igrejas, associações de bairros e de moradores, bem como os demais seguimentos organizados da sociedade.

Neste 1º LIRAa realizado entre os dias 09 a 13 de janeiro de 2023, tivemos em Iporá um índice de Infestação Predial – IP de 4,5%. E o Índice de Breteau – IB de 5,6%.

Informamos que o nosso município se encontrasse no momento classificado conforme o resultado Amostral do LIRAa em “ALTO RISCO”. Assim todos nós devemos ficar em total alerta, principalmente neste período em que temos dias muito chuvosos e dias com muito sol e calor. Por isso não podemos descuidar quanto a eliminação de qualquer tipo de água acumulada.

As ações e estratégias de combate ao vetor Aedes Aegypti estão sendo desenvolvidas, direcionadas e intensificadas por todas as equipes de saúde. Os Agentes de Combate as Endemias-ACE continuam a realizar as visitas as domiciliares e os bloqueios focais nos casos notificados e suspeitos por dengue.

Seguem eliminando os focos do mosquito e aplicando o larvicida nos depósitos impossíveis de serem destruídos, orientando os moradores a eliminar em sua casa o máximo possível dos focos do mosquito aedes aegypti. Assim como a nossa equipe de Ultra Baixo Volume-UBV que segue realizando os bloqueios espaciais somente em casos de dengue notificados pelas equipes de saúde do município. A equipe de UBV está aplicando diariamente o inseticida/adulticidas (FUMACÊ) com o uso das bombas motorizadas costais. Os 63 Pontos Estratégicos-PE (Ferros-velhos, cemitérios, leiloes, laticínio, P. Agropecuário, Borracharias, Garagens, Oficinas, Industrias, Empresas…) cadastrados em nosso município seguem sendo vistoriados quinzenalmente por um ACE exclusivo para esta função. Trabalho esse que vem monitorando constantemente ao longo do ano esses locais com maior acumulo de matérias passiveis de gerar focos do mosquito. Os demais planejamentos envolvem e contam com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde-Regional de Saúde Oeste I, Prefeitura Municipal de Iporá, Secretaria de Obras e Limpeza Pública, Secretaria Municipal da Saúde, Controle Ambiental de Vetores, Núcleos de Vigilância Sanitária e de Epidemiologia, Estratégias de Saúde da Família e demais departamentos intersetoriais do nosso município.

Em Iporá, mesmo com a intensificação das ações e orientações de combate ao aedes, temos encontrados um número expressivo de depósitos com focos e larvas do mosquito nas residências, seja dentro ou fora do domicílio. Os depósitos predominantes neste LIRAa são os do Tipo B: Que são Pequenos Depósitos Moveis. Em 2º lugar os criadouros do Tipo D2: lixos, recipientes plásticos, latas, garrafas, entulhos e sucatas e ferro velhos. Vale ressaltar que ainda encontramos muitos Pneus e Outros Materiais Rodantes, descartados indevidamente pelas ruas e lotes baldios ou mantidos em residências e comércios como oficinas, ferros velhos e borracharias sem o devido cuidado em mantê-los livres do acúmulo de água.

Diante desse quadro, pedimos e conclamamos a participação de toda população na luta diária contra o Aedes Aegypti! A sua participação na eliminação dos focos e criadouros do mosquito é Fundamental, Essencial e Indispensável.

Galeria de Fotos do LIRAa