No dia 18 de abril de 2023, a equipe do CTA-SAE (Centro de Testagem e Aconselhamento – Serviço de Atendimento Especializado) realizou, em parceria com o curso de Enfermagem da FAI (Faculdade de Iporá), uma palestra e orientação sobre saúde sexual e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e HIV no Tiro de Guerra TG, em Iporá. O evento teve como público-alvo os membros do Tiro de Guerra e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Iporá e da Secretaria de Saúde.

Parceria com a Prefeitura Municipal de Iporá e a Secretaria de Saúde

O evento foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Iporá e a Secretaria de Saúde, que apoiaram e contribuíram para a conscientização da população sobre a importância da saúde sexual e prevenção das ISTs. Essa colaboração foi fundamental para o sucesso da iniciativa, que teve como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o tema.

A equipe do CTA-SAE e o curso de Enfermagem da FAI

A equipe do CTA-SAE é composta por profissionais especializados em saúde sexual e prevenção de ISTs e HIV. Já o curso de Enfermagem da FAI forma enfermeiros capacitados para atuar em diversas áreas da saúde, incluindo a saúde sexual e prevenção de doenças. A parceria entre essas duas instituições proporcionou uma abordagem completa e qualificada sobre o tema.

Palestra e orientação no Tiro de Guerra TG

O evento contou com uma palestra informativa e esclarecedora sobre saúde do homem, sexualidade saudável,

fisiopatologia das ISTs e HIV, e empoderamento dos indivíduos quanto à prevenção dessas infecções. Os participantes tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas e receber orientações de profissionais especializados.

Saúde do Homem

Na palestra, foram abordados temas relacionados à saúde do homem, destacando a importância de cuidados específicos e a necessidade de atenção à saúde sexual. Além disso, os participantes foram informados sobre os principais problemas de saúde que afetam o público masculino e como preveni-los.

Sexualidade Saudável

A sexualidade saudável é um aspecto fundamental da vida de todos, e durante o evento, foram discutidos temas como relacionamentos, comunicação e respeito ao parceiro. A abordagem envolveu a importância de manter uma vida sexual ativa, segura e satisfatória, livre de preconceitos e medos.

Fisiopatologia das ISTs/HIV

As ISTs são infecções transmitidas através do contato sexual, e o HIV é um vírus que ataca o sistema imunológico e pode levar à AIDS. A palestra abordou a fisiopatologia dessas infecções, explicando como ocorre a transmissão, os sintomas, diagnóstico e tratamento.

Empoderamento e prevenção às ISTs

O evento também teve como objetivo empoderar os participantes quanto à prevenção das ISTs e HIV, fornecendo informações e orientações sobre a Prevenção Combinada. Essa estratégia inclui o uso correto de preservativos, testagem periódica para detecção precoce e tratamento adequado, quando necessário.

Distribuição de preservativos e gel lubrificantes

Durante o evento, foram distribuídos preservativos e gel lubrificantes aos participantes, como forma de incentivar o uso desses itens essenciais na prevenção de ISTs e HIV. A distribuição destes materiais também visou reforçar a importância de uma vida sexual segura e responsável.

Agradecimentos

Gratidão ao professor Valdomiro e aos acadêmicos pelo apoio e parceria no evento, ao Sargento Fernando Lázzari pelo convite e a Secretária de Saúde pelo apoio e contribuição na realização da palestra e orientação.

O evento de conscientização sobre saúde sexual e prevenção de ISTs em Iporá foi um sucesso, graças à parceria entre a equipe do CTA-SAE, o curso de Enfermagem da FAI, a Prefeitura Municipal de Iporá e a Secretaria de Saúde. A informação e o empoderamento são fundamentais para garantir uma vida sexual saudável e prevenir a disseminação de infecções.

FAQs

1- O que são ISTs e como preveni-las?

As ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) são infecções causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, transmitidas através do contato sexual. Para preveni-las, é fundamental utilizar preservativos em todas as relações sexuais, realizar exames periódicos e manter uma boa comunicação com os parceiros.

2 – Qual é a importância da Prevenção Combinada no combate às ISTs e HIV?

A Prevenção Combinada é uma estratégia que engloba diversas ações para prevenir a transmissão de ISTs e HIV, incluindo o uso de preservativos, testagem periódica, tratamento adequado, entre outras medidas. Essa abordagem é importante porque aumenta a efetividade da prevenção e diminui o risco de disseminação das infecções.

3 – Como a sexualidade saudável contribui para a qualidade de vida dos indivíduos?

A sexualidade saudável envolve aspectos como respeito, comunicação, consentimento e prazer. Uma vida sexual saudável contribui para a qualidade de vida dos indivíduos, promovendo o bem-estar físico e emocional, fortalecendo vínculos afetivos e garantindo a prevenção de doenças.

4 – De que forma a parceria entre instituições contribui para a conscientização da população sobre saúde sexual?

A parceria entre instituições, como a equipe do CTA-SAE, o curso de Enfermagem da FAI e a Secretaria de Saúde, permite a realização de eventos e ações educativas com profissionais especializados e recursos adequados. Essa colaboração amplia o alcance das informações e aumenta a conscientização da população sobre a importância da saúde sexual e prevenção de ISTs.

5 – Qual é o papel do uso de preservativos e gel lubrificantes na prevenção de ISTs e HIV?

O uso de preservativos e gel lubrificantes é fundamental na prevenção de ISTs e HIV. O preservativo age como uma barreira física que impede a transmissão de microrganismos durante o contato sexual, enquanto o gel lubrificante à base de água ou silicone reduz o atrito e o risco de ruptura do preservativo. Juntos, esses produtos aumentam a eficácia da proteção contra infecções.

CTA-SAE

Enfermagem FAI