ESCOLAS MUNICIPAIS DE IPORÁ ESTÃO PREMIADAS ENTRE AS MELHORES DO ESTADO DE GOIÁS ATRAVÉS DO PROGRAMA ALFAMAIS GOIÁS.

Dentre os 7 municípios e 26 escolas da regional de Iporá, a Secretaria Municipal de Iporá se destacou e obteve o melhor desempenho na avaliação SAEGO ALFA 2022 por três Unidades Escolares, sendo estas, Escola Municipal Vereador Antônio Laurindo, Escola Municipal Joaquim Berto e Escola Municipal Jorcelino Alves Barbosa.
A avaliação do SAEGO-ALFA tem como objetivo a verificação do processo de alfabetização das turmas de 2º ano do Ensino Fundamental e os recursos financeiros recebidos pelas escolas com graduação prêmio ou fomento serão utilizados exclusivamente em ações para a melhoria dos resultados de aprendizagem de seus alunos.
Todo reconhecimento aos servidores da rede municipal de educação, pois esse resultado é fruto do trabalho em equipe, administrativos e pedagógicos focados em um único objetivo, o desenvolvimento do ensino aprendizagem dos nossos estudantes.
Esse trabalho desde 2021 é realizado em regime de colaboração com os municípios, um desafio aceito pela Educação do Estado de Goiás diante dos altos índices obtidos em 2019 de alfabetização, onde cinco mil estudantes entre 3º e 9º anos não sabiam ler e escrever, e a contribuição seria através da experiência da construção do Documento Curricular para Goiás (DCGO) e hoje está sendo colhido o fruto desse regime de colaboração, entre equipes estadual e municipal.
As equipes de formação regional e municipal através do programa Alfa Mais Goiás tem a seguinte composição: Bruna Michelly Oliveira de Souza Cruvinel (articuladora regional no ano de 2022), Leidiane Cristina Monteiro Silva (formadora regional em Educação Infantil ano de 2022 e articuladora regional no ano de 2023), Glays Kelle da Silva Moreira (formadora regional em Alfabetização nos anos de 2022 e 2023) e Isabela de Souza Couto (formadora regional em Educação Infantil no ano de 2023) e a equipe municipal com a seguinte composição: Raíssa da Silva Santos (articuladora municipal nos anos de 2022 e 2023), Jaqueline Cristine Silva Ferreira e Glenda Silva Santos Lara (formadora municipal em Educação Infantil nos anos de 2022 e 2023), estas responsáveis pelos repasses de formação a equipe de professores, relatórios de acompanhamento, devolutiva das estratégias pedagógicas, das etapas de Educação Infantil 4 e 5 anos e Séries Iniciais 1º e 2º ano.
Dentro das Unidades Municipais os coordenadores pedagógicos trabalham diretamente no acompanhamento dos professores destas etapas com estratégias pedagógicas específicas e a utilização do livro LEIA.
Na Escola Municipal Joaquim Berto a coordenação responsável por acompanhar diretamente os professores frente ao programa são: Dayane Rodrigues Barbosa (E.F. 1º ano) e Marília Alves de Oliveira Magalhães (E. F. 2º ano). O acompanhamento na Escola Municipal Jorcelino Alves Barbosa é de responsabilidade das coordenadoras Sínthia Rodrigues Pereira (Educação Infantil 4 e 5 anos) e Joelma Pereira Cipriano (E. F. 1º e 2º ano). A Escola Municipal Vereador Antônio Laurindo conta com o acompanhamento pedagógico das coordenadoras Maria Madalena Pereira da Silva (Educação Infantil 4 e 5 anos, E.F 1º ano) e Fablina de Ávila Dias (E.F. 2º ano).
Parabéns ao esforço e dedicação das pessoas ligadas diretamente ao programa, que não mediram esforços para que todos os repasses chegassem a tempo e a hora para execução dentro de sala de aula.
PREMIAÇÃO E INCENTIVO A ESCOLAS
Foi aprovada na Assembleia Legislativa de Goiás, em 9 de agosto de 2021, a Lei nº 21.073, que cria a Lei de Incentivo à Premiação, destinada a premiar e incentivar escolas públicas da rede estadual e municipal, baseando-se para tal nos resultados obtidos anualmente pelo Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás – SAEGO.
A chamada “Lei Prêmio” designa uma premiação de R$ 80 mil para as 150 escolas públicas do Estado de Goiás, com melhor desempenho na avaliação do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (SAEGO-Alfa).
Ainda, a Lei Prêmio concede o incentivo de R$ 40 mil para as 150 escolas da rede pública do Estado de Goiás que obtiverem os resultados menos promissores no SAEGO-Alfa, além de assessoria técnico-pedagógica com as equipes de especialistas do Programa e com as escolas premiadas.
A Secretaria Municipal de Educação se sente muito motivada e grata por todo trabalho realizado pelas pessoas envolvidas, diretamente ao programa e servidores da rede municipal, pois todos tem um papel fundamental para esse sucesso.



























