A Secretaria de Saúde de Iporá alerta que a prevenção e o combate ao mosquito Aedes aegypti são fundamentais para interromper a transmissão de doenças graves, como Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Para isso, é essencial a participação da comunidade.

Confira algumas medidas simples que podem ser adotadas para combater o mosquito Aedes Aegypti:

  1. Verifique se seus vizinhos estão adotando as mesmas medidas que você

A união faz a força! Converse com seus vizinhos e verifique se eles estão tomando as mesmas atitudes que você para combater o mosquito.

  1. Fique atento à água parada

O grande problema na luta contra o mosquito Aedes Aegypti é que ele pode se reproduzir em qualquer recipiente com água parada, independentemente do tamanho ou da limpeza da água. Por isso, é importante tomar cuidado com piscinas não tratadas, caixas d’água abertas, calhas sujas, galões, tambores e cisternas mal vedados, pneus sem utilidade, entre outros.

  1. Descarte o lixo adequadamente

Mantenha o lixo bem acondicionado e livre de água. Vasos de plantas, floreiras e pratos, fontes ornamentais, recipientes de degelo das geladeiras e umidificadores de ar, garrafas, baldes, plásticos e latas devem ser bem vedados. Além disso, ralos, caixas de descargas e vasos de banheiro devem ficar sempre tampados.

  1. Monitore construções e depósitos

Verifique semanalmente se há acúmulo de água em construções e depósitos de materiais de construção. Mantenha tudo coberto e livre de água parada.

  1. Mantenha imóveis, terrenos e lotes baldios limpos

É importante manter todos os imóveis, incluindo os fechados e em construção, limpos e livres de criadouros do mosquito. Proprietários de lotes e terrenos baldios também devem ficar atentos.

NÚCLEO DE VIGILÂNCIA E CONTROLE AMBIENTAL DE VETORES

IPORÁ CONTRA O AEDES – 23 A 31 JANEIRO DE 2023

Semana D de Mobilização
Locais de Encontro para Mobilização = PSF – UMUARAMA e PSF – ARCO IRIS
Localidades Visitadas Dias 23, 24 e 25 = Bairros: VILA FERREIRA – JARDIM DOS PASSARINHOS – JARDIM URÂNIO – VILA ITAJUBA e BRISA DA MATA.
Localidades Visitadas Dias 26, 27, 30 e 31 = Bairros: JARDIM ARCO IRIS – JARDIM DOS IPÊS E ÁGUAS CLARAS.
Horário: 07:00 AS 17:00

RESUMO DA SEMANA DE INTENSIFICAÇÃO E COMBATE A DENGUE

IMOVEIS VISITADOS4.115
IMOVEIS TRABALHADOS3.703
IMOVEIS FECHADOS/PENDENCIAS412
VISITAS RECUSADAS19
IMOVEIS RECUPERADOS93
FOCOS ELIMINADOS277
IMOVEIS TRATADOS51
LARVICIDA gr.127
PNEUS RECOLHIDOS87
P.E – PONTOS ESTRATÉGICOS VISITADOS59
QUADRAS/QUARTEIRÕES TRABALHADOS211

EQUIPES E PESSOAS ENVOLVIDAS

AGENTES DE COMBATE AS ENDEMIAS – ACE17
COORD. ENDEMIAS / SUPERVISÃO / LABORATÓRIO / PONTOS ESTRATÉGICOS / EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SAÚDE/ EQUIPE DE UBV-CHAGAS11
VIGILÂNCIA SANITÁRIA04
COORD. PSF02
TOTAL DE PESSOAS ENVOLVIDAS34

Perguntas e Respostas Frequentes

1 – Como posso contribuir para o combate ao mosquito Aedes aegypti?

R: A participação comunitária é fundamental no combate ao mosquito Aedes aegypti. Medidas simples devem e podem ser adotadas e realizadas diariamente, tais como conversar com seus vizinhos e verificar se eles também estão tomando as mesmas atitudes no combate ao mosquito.

2 – Quais são as medidas simples que posso adotar para ajudar a interromper a transmissão de doenças graves como a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus?

R: Devemos ter atenção e cuidados diários com: piscinas não tratadas, caixas d’água sempre vedadas, calhas totalmente limpas, galões, tambores e cisternas bem fechados, os pneus que não tem mais utilidade devem ser guardados em ambiente seco, coberto e livre das chuvas ou levados para o aterro (lixão) da cidade. As construções e todos os materiais em depósitos de construção devem ser monitorados semanalmente por seus proprietários, cobertos e livres de água parada.

3 – Onde o mosquito Aedes aegypti costuma depositar seus ovos?

R: O mosquito Aedes aegypti costuma depositar seus ovos em qualquer recipiente grande ou pequeno utilizado para armazenar água, tanto em áreas sombrias como ensolaradas; água limpa ou suja.

4 – Quais são os recipientes mais comuns em que o mosquito Aedes aegypti pode depositar seus ovos?

R: Os recipientes mais comuns em que o mosquito Aedes aegypti pode depositar seus ovos são aqueles que acumulam água parada, tais como pneus, latas, garrafas, recipientes de plantas, caixas d’água, entre outros.

5 – Como devo lidar com piscinas não tratadas, caixas d’água e outros recipientes para evitar que se tornem criadouros do mosquito Aedes aegypti?

R: Para evitar que piscinas não tratadas, caixas d’água e outros recipientes se tornem criadouros do mosquito Aedes aegypti, é importante mantê-los sempre vedados e bem fechados.

6 – Como posso garantir que minha casa ou propriedade esteja livre de criadouros do mosquito Aedes aegypti?

R: Para garantir que sua casa ou propriedade esteja livre de criadouros do mosquito Aedes aegypti, é importante ter atenção e cuidados diários com recipientes que possam acumular água parada. Além disso, é importante manter ralos, caixas de descargas e vasos de banheiros sempre tampados.

7 – Quais são os sintomas mais comuns das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como Dengue, Chikungunya e Zika Vírus?

R: Os sintomas mais comuns das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como Dengue, Chikung