Meu autismo é apenas parte do que sou, e não tudo o que sou. Meus sentidos estão desordenados!!!! As imagens, sons, cheiros, sabores e toques normais que talvez você nem note podem ser extremamente dolorosos para mim. O próprio ambiente muitas vezes me parece hostil. Eu posso parecer distante, agressivo ou mau, mas estou apenas tentando me defender.

Tem tanta coisa agredindo os meus olhos! A luz fluorescente é clara demais e, ainda por cima, pisca. O ambiente parece estar se mexendo; a luz pulsante se reflete em tudo e distorce o que estou vendo. Há objetos demais para que eu consiga manter o foco.

Procure entender quando “não quero” e “não consigo”. Não é que eu não ouça as instruções, é que eu não consigo entender você. Eu penso de forma concreta. Eu interpreto a linguagem literalmente.

“Ouça” todas as maneiras pelas quais eu tento me comunicar. Tenho dificuldade de dizer o que preciso, pois não sei como descrever o que estou sentindo. Posso estar com fome, frustrado, assustado ou confuso, mas por enquanto essas palavras estão além da minha capacidade de expressão. Fique atento à minha linguagem corporal, isolamento, agitação ou outros sinais de que algo está errado.

Veja só! Minha orientação é visual. Mostre-me como fazer algo, em vez de apenas me dizer como.

E esteja preparado para me mostrar várias vezes. Identifique a causa dos meus descontroles emocionais e explosões são muito mais terríveis para mim do que para você.

Elimine seus pensamentos do tipo: “Se ele ao menos…” e “Por que ele não tenta…?”. Provavelmente você não correspondeu a todas as expectativas que seus pais tinham em relação a você e não gostaria de ser lembrado disso a todo momento. Eu não escolhi ter autismo.

Posso ter dificuldade de fazer contato visual e conversar, mas você já percebeu que eu não minto, não trapaceio nos jogos e brincadeiras, nem julgo os outros? Eu dependo de você. Tudo o que eu posso vir a ser não se transformará em realidade sem ter você como base. Seja meu defensor e meu guia, ame-me pelo que eu sou e veremos até onde sou capaz de chegar.