A Prefeitura Municipal de Iporá informa que a Gerente-Geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária Substituta adotou a medida cautelar constante na RESOLUÇÃO-RE Nº 475, DE 9 DE FEVEREIRO DE 2023, publicada no Diário Oficial da União. A ação se deve ao relato de eventos adversos graves relacionados à intoxicação ocular causada pelo uso das Pomadas para Trançar, Modelar ou Fixar Cabelos, fabricadas por TODAS as empresas e em TODOS OS CNPJ que fabricam ou vendem as mesmas.

A Secretaria de Saúde de Iporá, em conjunto com a Vigilância Sanitária, orienta que os consumidores não utilizem ou adquiram esses produtos. Caso tenham feito uso recente, devem lavar os cabelos com cuidado, inclinando a cabeça para trás para que o produto não entre em contato com os olhos. Em caso de contato acidental, lave imediatamente com água em abundância e procure o serviço de saúde mais próximo.

Profissionais, salões e comércio em geral não devem utilizar esses produtos em nenhum cliente, pois o manuseio do produto também pode trazer risco aos aplicadores. Não comercialize esses produtos enquanto a medida estiver em vigor. Embora não haja determinação de recolhimento no momento, o produto deve ficar separado e não deve ser exposto ao consumo ou uso.

Caso haja algum efeito indesejado, procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo. Além disso, notifique o caso à Anvisa por meio do endereço https://pesquisa.anvisa.gov.br/index.php/368782?lang=pt-BR. A medida adotada pela Gerente-Geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária Substituta está em consonância com os arts. 6º, 7º da Lei 6360, de 23 de setembro de 1976, e visa proteger a saúde da população.

Intoxicação Ocular

iporá