Tomar ou receber vacinas é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves e também de suas complicações, que podem até levar à morte.

Segundo a Dra. Daniela Sallum, “Vale lembrar que graças à vacinação, houve uma queda drástica na incidência de doenças que costumavam matar milhares de pessoas todos os anos até a metade do século passado, como a coqueluche, o sarampo, a poliomielite, a rubéola e agora mais recentemente a COVID-19. Mas, mesmo estando sob controle hoje em dia, as doenças como a conqueluche, o sarampo, a poliomielite, a rubéola e a COVID-19, podem rapidamente voltar a se tornar uma epidemia caso as pessoas parem de vacinar”.

Cabe ressaltar ou até mesmo lembrar que as vacinas são seguras e eficazes, pois passam por rigorosos processos de controle de qualidade e o Sistema  Único de Saúde – SUS, oferta vacina para cada fase de sua vida gratuitamente.

Procure as unidades básicas de saúde das 07 às 11 horas e das 13 às 17 horas para conferir e ou completar seu esquema vacinal.

Não esqueçam de levar em mãos a carteira de vacinação.
Confiem no Sistema Único de Saúde e no Sistema Público de Saúde.