Nota sobre vídeo divulgado em redes sociais e na TV Anhanguera de uma idosa sendo transportada em veículo de carroceria e não em ambulância municipal.
Última atualização em 08 novembro 2024 às 16h17
Em resposta ao vídeo divulgado em redes sociais de uma idosa sendo transportada em veículo de carroceria e não em ambulância municipal, a Secretaria Municipal de Saúde de Iporá, afirma que o profissional responsável pelo Lar de Longa Permanência-São Vicente de Paulo que é técnico de enfermagem e que no momento está com sua carteira de identificação profissional suspensa, retirou a paciente mesmo com alta autorizada pelo médico sem autorização da enfermeira de plantão da unidade, a qual é responsável por acompanhar a alta e a retirada dos pacientes da unidade. A cuidadora que estava acompanhando a idosa foi informada que deveria permanecer na unidade aguardando o retorno das ambulâncias do Município que estavam em trânsito. Desta forma, o responsável pelo Lar de longa permanecia, logo após comunicação da cuidadora, compareceu à unidade de pronto atendimento de Iporá, agiu de livre consciência, por impulso, sem qualquer autorização dos responsáveis da unidade, adentrou a unidade de saúde e a retirou, utilizando-se assim como transporte um veículo de carroceria. O responsável pela unidade de longa permanência não quis aguardar a ambulância, e em momento nenhum este município informou ou negou o transporte essencial para a transferência da paciente para seu domicílio.
Salientamos, que a Prefeitura Municipal de Iporá em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Iporá, assiste a todos os pacientes e usuários do Sistema Único de saúde de forma atenciosa, responsável, com cuidado e zelo.
O Responsável pelo Lar de Longa Permanência agiu de forma irresponsável, sem ética, sem primazia pela saúde da sua usuária do Lar de Longa Permanência a qual necessitava por transporte adequado e que estava sendo assistida dentro da Unidade de Pronto Atendimento de Iporá, podendo assim aguardar o retorno das ambulâncias do nosso município.
Informamos, ainda, que encaminharemos ao Ministério Público Estadual, bem como aos outros órgãos competentes, cópia do livro de ocorrência da Unidade de Pronto atendimento, o qual relata com riqueza de detalhes o fato ocorrido, devidamente assinado pela Enfermeira responsável.
A Secretaria Municipal de Saúde de Iporá em conjunto com a Prefeitura Municipal de Iporá, preza sempre pelo melhor atendimento, assistência e atenção aos usuários do Sistema Único de Saúde de Iporá e nos colocamos sempre a inteira disposição.
Daniela Sallum
Secretária Municipal de Saúde de Iporá.