O objetivo desse dia é promover a conscientização das pessoas em relação ao Transtorno do Espectro Autista e disseminar informações para alavancar a inclusão de todos na sociedade. A participação dos indivíduos com Transtorno do Espectro Autista na sociedade, em atividades escolares e profissionais aumenta as possibilidades de desenvolvimento, além de contribuir para uma sociedade mais inclusiva e que respeita as diferenças. Hoje queremos trazer para toda sociedade a mensagem de que é mais do que hora de dar a cada pessoa com Transtorno do Espectro Autista a oportunidade de usufruir dos mesmos direitos de todos os outros.

A Prefeitura de Iporá e a Rede Municipal de Educação abraçam essa causa, abrace você também!!!

IMPORTANTE QUE VOCÊ SAIBA!!!!!!

As últimas pesquisas sobre a Prevalência de Autismo conforme a CDC – Centers for Disease Control and Prevention: 1 em 36, é o novo número de diagnósticos de crianças com TEA,  atualização da pesquisa sai a cada 2 anos nos Estados Unidos, considerando apenas crianças com 8 anos de idade.

Vale lembrar que a pesquisa aponta pessoas com diagnóstico de autismo e não pessoas autistas — ou seja, o acesso ao diagnóstico médico formal, seja por questões sociais ou aspectos ligados ao gênero, interfere nesse resultado. No geral, a prevalência de autismo nas 11 regiões estudadas continua quase quatro vezes maior para meninos (4,3% dos homens avaliados no estudo) do que para meninas (1,1% das mulheres). Ainda assim, este é o primeiro relatório do CDC em que a prevalência de autismo entre meninas de 8 anos excedeu 1%.

Do total de crianças autistas no estudo, há 4.984 homens e 1.255 mulheres, além de 6 registros sem informação do sexo biológico. Pesquisas atuais tem um novo número de: 1 em cada 36 crianças de 8 anos são autistas nos Estados Unidos, o que significa 2,8% daquela população. O dado divulgado hoje vem da principal referência mundial a respeito da prevalência de autismo, o CDC (Centro de Controle de Prevenção e Doenças), do governo dos EUA, que divulgou sua atualização bienal, com dados de 2020, um retrato daquele ano. O número desse estudo científico, com mais de 226 mil crianças, é 22% maior que o anterior, divulgado em dezembro de 2021 — que foi de 1 em 44 (com dados de 2018). No Brasil, não temos números de prevalência de autismo. Se fizermos a mesma proporção desse estudo do CDC com a população brasileira, poderíamos ter cerca de 5,95 milhões de autistas no Brasil.

No Brasil não há números oficiais de prevalência de autismo, temos apenas um pequeno estudo de prevalência de TEA até hoje, um estudo-piloto, de 2011, em Atibaia (SP), de 1 autista para cada 367 habitantes (ou 27,2 por 10.000) — a pesquisa foi feita apenas em um bairro de 20 mil habitantes da cidade.

No Censo 2022, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fez a inclusão de uma pergunta sobre autismo no seu Questionário de Amostra, que é mais detalhado e utilizado numa parcela menor da população (11%). A pergunta é a seguinte: “Já foi diagnosticado(a) com autismo por algum profissional de saúde?”, tendo sim ou não como resposta. A coleta de dados do Censo estava programada para terminar em outubro do ano passado, mas ainda está em andamento e deve ser finalizada nas próximas semanas. O resultado final do Censo está previsto para até 2025.

FALAR SOBRE INCLUSÃO SOCIAL E ESCOLAR SE FAZ NECESSÁRIO,  PRINCIPALMENTE NO PROCESSO DE RESPEITO AS DIFERENÇAS, POIS CADA UM DE NÓS TEMOS NECESSIDADES ESPECÍFICAS E PARA QUE POSSAMOS CONVIVER E SE DESENVOLVER AS INFORMAÇÕES SÃO NECESSÁRIAS. PORTANTO, FAÇA A DIFERENÇA ONDE ESTIVER, TOLERÂNCIA E RESPEITO SÃO FUNDAMENTAIS PARA BOAS PRÁTICAS INCLUSIVAS.

Escrito por Sala Multiprofissional de Educação Especial

Ana Paula Ferreira – Coordenadora Pedagógica de Inclusão

Gabriela Campos – Psicóloga Escolar

REFERÊNCIAS

CANAL AUTISMO. Disponível em: <https://www.canalautismo.com.br/noticia/prevalencia-de-autismo-1-em-36-e-o-novo-numero-do-cdc-nos-eua/>. Acesso em: 28 mar. 2023.

CDC. Disponível em: <https://www.cdc.gov/ncbddd/autism/index.html>. Acesso em: 28 mar. 2023.