Esse título é conferido às instituições que estimulam a amamentação, e em todo o mundo há mais de 15 mil hospitais credenciados como Amigo da Criança. No Brasil, existem mais de 352 unidades, e o Hospital Municipal de Iporá é o 19º do Estado de Goiás a receber esse título.

A titulação foi idealizada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para Infância) para proteger, apoiar e promover a amamentação. A iniciativa de conceder o título de Hospital Amigo da Criança foi incorporada pelo Ministério da Saúde como ação prioritária em 1992. Desde então, com o apoio das secretarias estaduais e municipais, o ministério vem capacitando profissionais, realizando avaliações e estimulando o credenciamento.

Hospitais com este selo de qualidade oferecem serviços humanizados e tanto o bebê, quanto a mãe, quanto a equipe de saúde dos hospitais e das maternidades, são mobilizados para modificar condutas e rotinas responsáveis pelos altos índices de desmame precoce.
A promoção do aleitamento materno tem sido uma prioridade para o Ministério da Saúde, para o estado de Goiás e para o Município de Iporá, pois é uma estratégia fundamental para melhorar a saúde e nutrição das crianças e contribui na redução da mortalidade infantil.

O país tem apresentado aumento significativo nos índices de aleitamento materno. De acordo com a pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, a duração média da amamentação subiu de 5,5 meses para 9,9 meses. E a prevalência da amamentação exclusiva até 4 meses de vida aumentou certa de 10 vezes.

O título foi recebido por meio da Secretária Saúde Dra. Daniela Sallum

#PrefeituradeIporá #HMI #AmigodaCriança #SMS