O Vice-prefeito Duílio Alves Siqueira, junto ao Secretário de Meio Ambiente Eng. Florestal Alexandre Teixeira Lopes, estiveram nessa terça-feira, 23/04, no município de Arenópolis, para conhecer a barragem da PCH Mosquitão, e analisaram a estrutura do reservatório, como as condições do terreno e do concreto – da entrada à saída de água, e as estruturas de monitoramento de pressão, os piezômetros. A vistoria aponta que a barragem está operando com volume reduzido, o que dá margem para possíveis cheias e diminui a pressão sobre o barramento.

Ela foi acompanhada por equipes da AGR – Agencia Goiana de Regulação e da COMOSA responsável pela operação da PCH. No dia de campo, foram realizadas visitas técnicas à barragem e as estruturas administrativas.

Uma equipe da Prefeitura Municipal de Iporá, AGR e COMOSA, falaram sobre o PSB – Plano de Segurança em Barragens, e o PAE – Plano de Ações Emergenciais, obre as barragens, protocolos de segurança, instrumentos de monitoramento online e apresentaram a equipe de segurança do local. Após a explanação, os representantes da COMOSA mostraram in loco o trabalho realizado na barragem.

Segundo o Vice-Prefeito Duílio Alves Siqueira, as visitas a barragem demonstram que a atividade é extremamente complexa, cada caso é um caso e não é possível aplicar uma regra uniforme que se adapte a todos. Para o Vice-Prefeito, as estruturas do Estado precisam se profissionalizar e a segurança da barragem deve ser feita na prática pelo empreendedor, com manutenção, critério, responsabilidade e a incorporação de uma visão de que não é mais possível privatizar os lucros e socializar os danos ambientais e sociais. “Até que essa visão chegue aos nossos empresários, é preciso fiscalizar com muito rigor técnico essas estruturas”, disse Duílio.

Nesta ocasião e primeira visita, os gestores avaliaram o trabalho dos técnicos e conversaram sobre avaliações futuras. “Pelo o que observamos nesta visita, a PCH Mosquitão está operando com segurança, mas vamos continuar monitorando e trocando informações com os demais órgãos responsáveis”, diz Alexandre Teixeira Lopes, Secretário de Meio Ambiente.

Fiquem atentos! O período chuvoso está de volta, e o mosquito da Dengue entra em ação, vamos continuar firmes junto com a Prefeitura Municipal na luta contra esse mal. Faça sua parte, ajude a combater o mosquito. Colabore também não colocando o lixo em árvores, ou nos canteiros centrais, utilize as lixeiras da Prefeitura  ou Particulares. FAÇA A SUA PARTE!