Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável-SEMMADES e Secretaria de Assistência Social farão as orientações a todos os participantes e também aos catadores da cidade que atuarão para separem o lixo produzido no Encontro de Muladeiros de Iporá-GO 2019.

O programa “Lixo Zero” tem por objetivo que todo o lixo reciclável gerado no Parque de Exposições Arthur da Costa Barros, durante todo o evento seja recolhido por integrantes da associação de catadores da cidade de Iporá. Os catadores coletam os resíduos recicláveis de todo o parque, o qual é encaminhado para um barracão cedido pela Prefeitura, localizado no aterro municipal, onde é efetuada a separação.

Os trabalhadores serão divididos em equipes que farão a gestão dos resíduos sólidos durante toda a realização do evento.

Até a meia noite a orientação é de que os catadores circulem pelo parque para certificar-se de que está tudo limpo. Em seguida, após o término do show, são encaminhados até a área para terminar a limpeza. “Eles recebem os sacos de lixo, recolhem todo o material, inclusive das lixeiras espalhadas pelo parque”, explica Alexandre Teixeira Lopes, Secretário de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Iporá.

Os catadores receberam uniformes, alimentação, além de todo material necessário para a coleta. Todos os resíduos recolhidos serão pesados no último dia e vendidos pelos próprios catadores. “Eles recebem por tudo. É uma parceria feita pela AMOG com a Prefeitura Municipal na qual eles prestam o serviço e recebem o lucro no final. O montante é dividido entre todos os colabores”, explica O presidente da AMOG, William.

A equipe da Prefeitura Municipal através da SEMMADES, desenvolve as ações de Educação Ambiental com a sensibilização dos participantes abordando temas como a o Uso racional da água, a coleta seletiva e gestão dos resíduos sólidos, queimadas urbanas, combate ao desmatamento, recuperação de nascentes, tráfego de animais silvestres em rodovias, dentre outros temas ambientais.