Nessa última sexta feira dia 14/12/2018, aconteceu no Fórum de Iporá a apresentação do Projeto, “Grupo Reflexivo para Homens Autores de Violência doméstica e Familiar” O projeto visa implantar e executar grupo reflexivo e responsabilizantes, seja como pena alternativa proferida nas sentenças condenatórias, nas audiências de custodias como medida alternativa à prisão, seja como uma das medidas protetivas de urgência.
O evento foi realizado com iniciativa da Secretaria de Assistência Social na pessoa da 1ª dama e Secretaria da Assistência Social- Hayzza Haytt Souza Alves Leite e das coordenadoras do CREAS e CRAS– Ivane S. de Assunção Valadão, Layanne Souza de Almeida Cunha e do Poder Judiciário através Juiz de Direito- Dr. Samuel João Martins , apresentado pelo Assessor Jurídico da Secretaria da Cidadã, Dr. José Geraldo Veloso Magalhães.
O trabalho com autores de violência doméstica coloca-se como uma proposta inovadora e desafiadora realizada no judiciário em parceria com o Poder Público. Essa iniciativa contribui para que o espaço da Justiça tenha ações de caráter preventivo, atuando para além da punição. Entretanto, traz importantes desafios, como de promover espaços de reflexão no âmbito da Justiça com réus em processos criminais.
Desta forma, a equipe multidisciplinar realizará um trabalho amplo de atendimento às mulheres e homens que são partes dos processos neste âmbito. Violência desta natureza atinge toda a família e tende a perpetuar, caso os diversos paradigmas que não forem trabalhados com ambos envolvidos nesse ciclo.