Prefeitura Municipal de Iporá através da SEMMADES – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, participa da 4º SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) promovida pela Usina Eber Bio-energia e Agricultura Ltda. em Montes Claros de Goiás.

O Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eng. Florestal Alexandre Teixeira Lopes, participou da última Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), integrando as áreas do saúde, segurança do trabalho e meio ambiente, promovida pela Usina Eber Bio-energia, empresa do grupo SADA, localizada no município de Montes Claros de Goiás, GO.
O evento, coordenado pelo Analista Ambiental da Eber Bio-Energia Leonardo Costa, contou com a presença de diretores, gerentes e colaboradores da empresa e reuniu mais 250 pessoas de toda a cadeia produtiva, de colaboradores, representantes governamentais municipais, e funcionários em geral.
O Eng. Florestal Alexandre Teixeira Lopes, participou como palestrante na quinta-feira 29/11/2018, com o tema “O Meio-Ambiente no Trabalho e suas percepções” e durante a apresentação o Secretário de Meio Ambiente destacou as principais iniciativas e ferramentas para a conservação do meio ambiente, a adequação ambiental de indústrias, o gerenciamento de resíduos sólidos, os planos de controles ambientais, o combate ao desmatamento ilegal e monitoramento de áreas em restauração, auxiliando no cumprimento das metas nacionais e internacionais para manutenção de vegetação nativa e restauração ecológica de ecossistemas, visando sempre as adequações da indústria aos processos de certificação da qualidade ambiental.
Já em relação ao setor sucroenergético, Alexandre disse que a realidade ambiental do setor é outra na atualidade. “Hoje o setor evoluiu e percebemos uma grande melhoria nas condições ambientais. Atualmente o setor sucroenergético é o único que consegue aproveitar todos os resíduos de produção, entre eles o bagaço de cana que em muitos casos vira energia elétrica para o consumo da própria usina”, e “Buscamos ainda viabilizar um convênio da Eber Bio-energia em parceria com a ATREC – Associação de Trabalhadores em Reciclagem de Iporá, para o gerenciamento e destinação final dos resíduos sólidos recicláveis.” afirma.
Para o Eng. Florestal Alexandre T. Lopes, “A 4º SIPAT na Eber Bio-energia e Agricultura Ltda. superou minhas expectativas, o público participou de uma forma expressiva e tivemos a oportunidade de esclarecer pontos importantes das atividades que contribuem para o desenvolvimento econômico e ambiental da indústria e da região”, destacou.