O Fórum Municipal de Educação de Iporá (FME), na última sexta-feira, dia 23/11, organizou e realizou a Conferência Municipal de Educação no Auditório Itamar Paes de Sousa – IF Goiano.

Contamos com a presença das autoridades: o Secretário Municipal de Educação João Lara, o Diretor Educacional da UEG Saulo Henrique de Oliveira, a Presidente do Conselho Municipal de Educação Isabel de Fátima Barbosa, a Professora Marilda de Lima, representado a Rede Estadual e a Professora Maria Piedade, representando a rede particular de Ensino que fizeram a composição da mesa diretiva, entre outras autoridades que marcaram presença.

O início da Conferência foi abrilhantado pela presença da Escola Municipal Jorcelino Alves Barbosa com a apresentação dos alunos do Pré-Escolar da Professora Sínthia com a música “Meu Abrigo de Melim”, do Colégio Odilon José de Oliveira com apresentação teatral da obra “O Auto da Compadecida” e da UEG com apresentação de voz e violão.

A Presença do palestrante Elcivan Gonçalves França, que é membro do Fórum Estadual de Educação, faz parte da Conferência Nacional de Educação 2018 (CONAE), Conselheiro do Conselho Estadual de Educação possibilitou uma visão ampla do Plano Municipal de Educação e ressaltou a importância dos órgãos municipais: Secretaria, Conselho e Fórum.

O Presidente do Fórum, Marlúcio Tavares do Nascimento, realizou a leitura da síntese das Metas e estratégias selecionadas pelos Coordenadores de Trabalho na Audiência Pública para as discussões. As Metas foram separadas em quatro eixos: I – Educação Infantil, Ensino Fundamental, Inclusão, Ciclo de Alfabetização e Qualidade da Educação Básica; II – Ensino Médio, Educação Integral, Elevação da Escolaridade, Alfabetização da população de 15 anos ou mais, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional; III – Educação superior, Educação Superior – Qualidade, Pós Graduação, Formação dos Profissionais da Educação Superior, Formação dos profissionais da Educação Básica em nível de Pós-Graduação; IV – Valorização profissional, Plano de Carreira e Gestão Democrática.

Para a realização, contamos com grandes parceiros do Evento VIII COSEMP, destacamos a UEG, IF Goiano e FAI que nos honraram cedendo espaço no dia em que o público das redes municipal, estadual, federal e particular de ensino poderiam participar. Agradecemos, especialmente, ao Secretário Municipal João de Almeida Lara, ao palestrante Elcivan França e aos organizadores do Evento: o Diretor da UEG Saulo Henrique, a Coordenadora Núbia Cristina e equipe.