A Prefeitura Municipal de Iporá, através da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMMADES, lança nesta terça-feira (23), o projeto Recicle Seus Valores, um projeto de socialização e ressocialização, que consiste na implantação de um viveiro de mudas na área do Parque Municipal da Cachoeirinha, para arborização da cidade de Iporá e também a recuperação de áreas degradadas no município. O projeto piloto está em fase de planejamento na SEMMADES.

A proposta do Viveiro Educador é realizar os trabalhos em parceria com as Universidades e Instituições de Ensino Pesquisa de Iporá, o Ministério Público, o Tribunal de Justiça, e também as demais prefeituras municipais vizinhas.

O projeto visa oferecer formação técnica e ecológica aos apenados, ao tempo em que ajuda a diminuir o déficit de árvores nos municípios. Em Iporá, a ideia inicial é a revitalização, bem como manter e proteger a área de preservação permanente do Parque Municipal da Cachoeirinha. “Através desse projeto, a SEMMADES dará uma contribuição enorme em duas necessidades urgentes no município de Iporá: a preservação do meio ambiente e a ressocialização de apenados. São dois campos de atuação que nós, não podemos deixar de fazer algo para melhorá-los’, disse o secretário da SEMMADES, Eng. Florestal Alexandre Teixeira Lopes.

Os presos que cumprem pena em regime semiaberto também poderão ser incluídos nesse projeto, desenvolvendo atividades como o plantio de mudas em vários pontos da cidade, e também a manutenção de parques, praças e logradouros públicos. “Para isso, contaremos com o apoio e a orientação do Guia de Arborização Urbana lançado também pela SEMMADES, mostrando quais os pontos ideais para esse plantio. A ideia pode servir ainda como pena alternativa para as pessoas que forem condenadas por crimes ambientais”, acrescentou Alexandre.

O intuito é trabalhar a educação ambiental com os jovens estudantes e acadêmicos de Iporá e buscar envolvê-los na participação efetiva com atitudes em que possam atuar como protagonistas das ações de cidadania e sustentabilidade da cidade. É com este objetivo que a Prefeitura Municipal em parceria com o Ministério Público e o Poder Judiciário estão envolvidos em uma ação conjunta que incentiva a produção, o plantio ou replantio de mudas no município.

Segundo o prefeito Naçoitan Araújo Leite, o projeto de revitalização Parque Municipal da Cachoeirinha e também das praças e espaços públicos que será realizado é muito importante e bom para a cidade. O prefeito disse ainda que não medirá esforços para levar esse projeto adiante e fazer com que a parceria se solidifique cada vez mais, onde será realizado um trabalho com a produção de mudas nativas para o projeto de revitalização e urbanismo da cidade. O projeto Recicle Seus Valores, terá como intuito ensinar aos envolvidos a consciência e cultura de conservar o patrimônio público, preservar o meio ambiente e cuidar do meio ambiente,

“Vamos levar as ações do Recicle Seus Valores para todas as escolas. Iremos colocar os alunos em campo, juntamente com os educadores ambientais, para fortalecer as ações socioambientais. Queremos que as crianças aprendam como cuidar de jardins, das praças, parques e do meio ambiente”, salienta o Secretário de Meio Ambiente Alexandre T. Lopes.

O objetivo do Viveiro Educador na área do Parque Municipal da Cachoeirinha, além de produzir mudas, também atrair escolas para atividades ao ar livre, com oficinas pedagógicas de educação ambiental. A ideia é que os educadores trabalhem a conscientização ambiental e temas como sustentabilidade, coleta de sementes, produção de mudas, arborização e plantio, por exemplo.

O secretário de meio ambiente, Alexandre, reforçou que as mudas são para arborização da cidade beneficiando toda a população. O viveiro será aberto para todas as escolas de Iporá que desejarem realizar atividades ao ar livre de educação ambiental.

Com a implantação do viveiro (que contará, inclusive, com sistema de irrigação), começarão a surgir os projetos de parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG – campus Iporá), Faculdade de Iporá – FAI e também o Instituto Federal Goiano (campus Iporá). A parceria vai propiciar aos alunos fazerem estágio e desenvolverem atividades dentro do próprio viveiro.

Com a revitalização do Parque Municipal da Cachoeirinha, o local também funcionará como ponto para visitação de estudantes e desenvolvimento de programas de educação ambiental.

Nosso objetivo com o projeto Recicle Seus Valores é garantir o desenvolvimento sustentável de Iporá, envolvendo toda a comunidade”, destacou Alexandre.