A Secretaria de Assistência Social por meio do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social – está proporcionando o acompanhamento Psicossocial e Jurídico as mulheres que estão em situação de risco social e passam por violência doméstica social.

A coordenadora do CREAS, Ivane S. Assunção Valadão, esclarece que o acolhimento especializado e o acompanhamento das vítimas são fatores primordiais para a resolução legal dos casos e, principalmente, para o resgate da dignidade das mulheres agredidas. “A equipe trabalha na orientação e apoio para que as mulheres possam superar a situação em que elas se encontram”, ressalta.

A secretária Municipal de Assistência Social, Hayzza Haytt Souza Alves leite, afirma que é difícil perceber um caso de violência doméstica, porque a maioria acontece dentro do seio familiar. Mesmo com o CRAS- Centro de Referência da Assistência Social, SCFV- Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e CREAS trabalhando em campanhas, “Elas” ainda teme em procurar ajuda e orientação. Esclarece.

O CREAS, está realizando um projeto de conscientização sobre a Lei Maria da Penha com enfoque nas escolas, PSFs e toda a comunidade. Reuniões de grupos, conversas orientações através de informativos gráficos que orienta a mulher que precisa de auxílio.

O CREAS desempenha o papel na proteção social a indivíduos ou famílias que se encontram em situações de violação de direitos e de violência. Vítimas de negligência, abandono, discriminações, maus tratos, dentre outros. O objetivo é resgatar os vínculos familiares e sociais rompidos e apoiar a construção de projetos pessoais e sociais. VIOLÊNCIA CONTRA MULHER É CRIME. ESTÁ NA LEI. DENUNCIE. BUSQUE AJUDA, reforça a coordenadora Ivane Assunção

O CREAS de Iporá está localizado na av. Dr. Neto n. 51- Centro. Mais informações no telefone: (64) 36037205.