Nesta manhã de quarta-feira dia 05 de setembro de 2018 na FAI (Faculdade Iporá), foi inaugurado o NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA (NPJ) TEORIA E PRÁTICA.

O ato inaugural, contou com presenças de acadêmicos, vereadores, segmento evangélico, professores, coordenadores de cursos, polícias: Civil e Militar, políticos.

O Prefeito Municipal de Iporá Naçoitan Leite foi representado pelo Vice-prefeito Duílio Siqueira.

O núcleo tem por objetivo ofertar o estágio aos alunos do oitavo período do Curso de Direito: a prática jurídica diária e a prestação de atendimento as pessoas da sociedade que buscam orientações advocatícias.

Os alunos estarão estagiando no escritório inaugurado no prédio da instituição, localizado na Rua Serra Cana Brava, 512 – Setor Boa Vista.

A inauguração do NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA, consolida o reconhecimento do ensino superior ofertado pela FACULDADE DE IPORÁ – FAI.

Diretor de Ensino, professor Raimundo Fonseca, pontua que o Núcleo de Prática Jurídica é o órgão do curso de Direito que tem como objetivo prestar assistência jurídica à comunidade carente e proporcionar aos seus estagiários a aquisição de conhecimentos para o exercício das várias atividades na área.

A prestação de serviços no NPJ é desenvolvida pelos estagiários, com orientação e supervisão de professores da graduação. Durante o estágio profissional, o aluno patrocina causas cíveis, criminais e trabalhistas e, excepcionalmente, nos demais ramos do Direito.

A clientela atendida é, essencialmente, de pessoas desprovidas de recursos financeiros, portanto, assistidas gratuitamente.

NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA, exerce uma função social relevante, pois viabiliza a inclusão social dos menos favorecidos, que veem no órgão a única oportunidade de defender seus direitos no fórum local da Justiça Comum ou na Justiça Especializada do Trabalho.

Segundo a Coordenadora de Ensino da FAI, Professora Marlúcia Caetano, os núcleos de prática jurídica foram instituídos com o advento da Portaria nº. 1.886/94 do Ministério da Educação e do Desporto, que estabeleceu o conteúdo mínimo dos cursos jurídicos e integrou aos currículos a obrigatoriedade do estágio de prática jurídica para a obtenção do grau de bacharel em Direito.

Na nova função das instituições de ensino superior eles precisam proporcionar que a população tenha acesso aos seus direitos no sentido até mesmo de prevenção, ou seja, gerar uma conscientização da sociedade, principalmente, a mais carente de seus direitos e deveres.