A programação inclui palestras, atividades de educação ambiental e o lançamento de novos projetos ambientais em Iporá

Solenidades realizadas na Escola Municipal Valdivino Ferreira e Escola Estadual de Aplicação de Iporá marcam a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta terça-feira, 05 de junho.
A iniciativa é uma ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMMADES, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
“As escolas abriram as portas para a discussão um tema muito importante para todos nós, que é o meio ambiente. É um momento para refletirmos a relação que temos com o meio em que vivemos”, disse Alexandre Teixeira, Secretário de Meio Ambiente. Ressaltou ainda que a Prefeitura busca conscientizar toda a população da importância de ações para um meio ambiente sustentável. “É dever de todos trabalhar pelo meio ambiente, não só hoje, mas ao longo do ano todo. O meio ambiente faz parte da vida de todos nós”, completou.
Representando a SEMMADES, em palestra nas escolas o Engenheiro Sanitarista Otávio Fonseca afirmou que a iniciativa é extremamente significativa, pois “leva à reflexão das nossas ações do dia a dia e o que estamos fazendo para termos um mundo melhor”.
Também participam dos eventos a Diretora da SEMMADES Engenheira Agrônoma Gisele Carneiro, a Geógrafa Liliane Vieira Coordenadora da Divisão de Educação Ambiental, e o Engenheiro Ambiental Guilherme Bueno.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
A programação para a Semana do Meio Ambiente é bem dinâmica e toda voltada para a comunidade escolar e população em geral, com oferecimento de palestras nas escolas e creches, oficinas, Jogos Pedagógicos, Teatro de Fantoches, Visita ao Parque Municipal entre outras ações.
Para encerrar a Semana do Meio Ambiente será realizado um evento no dia 20 de junho, em parceria com o CODEMA e a Faculdade de Iporá – FAI, maiores informações serão divulgadas em breve.
As ações têm o objetivo de chamar a atenção da população iporaense para a importância da preservação do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável.

Dia 5 de junho (terça-feira) – Abertura da Semana Municipal Integrada do Meio Ambiente. – 16h00 – Visita a captação da SANEAGO. Medição da vazão e apresentação das ações do projeto “Água é Vida”. Lançamento oficial do Curso de Recuperação e Proteção de Matas Ciliares, convênio junto ao Sindicato Rural de Iporá.

Dia 6 de junho (quarta-feira) – 08h00 – Colégio Municipal Valdivino Ferreira. 10h00 – Escola Estadual de Aplicação da FECLIP – Palestra – Jogos pedagógicos – Apresentação de vídeos educacionais.

Dia 8 de junho (sexta-feira) – 08h00 – Creche Municipal Edmê Falcão. Oficinas pedagógicas – Apresentação de vídeos educacionais – Teatro de Fantoches.

Dia 12 de junho (terça-feira) – 07h00 – Colégio Ariston Gomes da Silva – Polícia Militar – Palestra: Prevenção e Combate a Queimadas e Incêndios Urbanos (Corpo de Bombeiros Militar). 08h00 – Aluno soldado Dhego Ramon dos Santos (Coordenador do curso de Gestão Ambiental – Faculdade de Iporá – FAI) Palestra: Tráfico de animais silvestres no município de Iporá.

Dia 13 de junho (quarta-feira) – 08h00 – Colégio Engemed – Palestra e Apresentação de vídeos educacionais.
Visita ao Parque Municipal Nascente Grota Seca.

Dia 14 de junho (quinta-feira) – 08h00 – Colégio Exato – Palestra e Apresentação de vídeos educacionais.
Visita ao Parque Municipal Nascente Grota Seca.

Dia 15 de junho (sexta-feira) – 08h00 – Núcleo Infantil Cosme e Damião. Oficinas pedagógicas – Apresentação de vídeos educacionais – Teatro de Fantoches. Visita ao Parque Municipal Ecológico da Cachoeirinha.

Dia 19 de junho (segunda-feira) – 08h00 Colégio Integração – Palestra e Apresentação de vídeos educacionais. Oficinas pedagógicas – Apresentação de vídeos educacionais – Teatro de Fantoches.

Dia 20 de junho (quarta-feira) – 19h00 – Faculdade de Iporá – FAI – Encerramento da Semana Integrada Municipal de Meio Ambiente. Evento realizado em parceria com o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CODEMA.

“Nosso objetivo é fortalecer valores e atitudes, estimulando nossos alunos a refletirem sobre a responsabilidade de cada um na garantia de um ambiente melhor para todos. Felizmente as escolas do município se empenharam, promovendo uma bela comemoração para marcar a Semana do Meio Ambiente”, diz o secretário de Meio Ambiente, Alexandre Teixeira.