O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado hoje em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia.

Através do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu que neste período seja promovido em todo território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente, com a incentivar e apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.

Em Iporá as comemorações da SEMANA DO MEIO AMBIENTE terão início nesta TERÇA, DIA 5 DE JUNHO, mas as ações e programas de sensibilização PROSSEGUIRÃO nas escolas da rede municipal, estadual e em toda comunidade durante o ano e calendário letivo de 2018.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Dia 5 de junho (terça-feira) – Abertura da Semana Municipal Integrada do Meio Ambiente. – 16h00 – Visita a captação da SANEAGO. Medição da vazão e apresentação das ações do projeto “Água é Vida”. Lançamento oficial do Curso de Recuperação e Proteção de Matas Ciliares, convênio junto ao Sindicato Rural de Iporá.

Dia 6 de junho (quarta-feira) – 08h00 – Colégio Municipal Valdivino Ferreira. 10h00 – Escola Estadual de Aplicação da FECLIP – Palestra – Jogos pedagógicos – Apresentação de vídeos educacionais.

Dia 8 de junho (sexta-feira) – 08h00 – Creche Municipal Edmê Falcão. Oficinas pedagógicas – Apresentação de vídeos educacionais – Teatro de Fantoches.

Dia 12 de junho (terça-feira) – 08h00 – Colégio Ariston Gomes da Silva – Polícia Militar – Palestra: Prevenção e Combate a Queimadas e Incêndios Urbanos (Corpo de Bombeiros Militar).

Dia 15 de junho (sexta-feira) – 08h00 – Núcleo Infantil Cosme e Damião. Oficinas pedagógicas – Apresentação de vídeos educacionais – Teatro de Fantoches.

A SEMANA MUNICIPAL INTEGRADA DE MEIO AMBIENTE CONTA COM OS SEGUINTES APOIOS: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMMADES, Secretaria Municipal de Educação e Desporto; Secretaria de Assistência Social; Secretaria de Administração e Planejamento; Sindicato Rural de Iporá; Polícia Militar Ambiental, Câmara Municipal de Vereadores de Iporá, Conselho de Defesa do Meio Ambiente – CODEMA, Faculdade de Iporá – FAI.

Fórum Municipal do Lixo e Cidadania

Ainda durante as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente está sendo formada a comissão organizadora para o I Fórum Municipal do Lixo e Cidadania de Iporá, que terá como coordenadores o Secretário de Meio Ambiente de Iporá Alexandre Teixeira Lopes, o Presidente do CODEMA Prof. Dr. Marcello Siqueira, a Coordenadora da Faculdade de Iporá Prof. Marluce Caetano, dentre outros agente envolvidos.

O Fórum Municipal do Lixo e Cidadania de Iporá, é um espaço de discussão, proposição e apoio técnico para a gestão dos resíduos sólidos urbanos, e será realizado ainda neste mês de Junho.

Congrega entidades governamentais, não-governamentais e de representação social envolvidas direta ou indiretamente com a questão dos resíduos sólidos. O Fórum tem como objetivo a erradicação dos lixões, a coleta seletiva prioritariamente, em parceria com os catadores e a destinação final adequada dos resíduos sólidos urbanos. Também busca discutir soluções coletivas, agrega interessados atuantes e responsáveis pela gestão dos resíduos sólidos.

Sugestões

Durante as discussões os participantes apresentarão algumas sugestões como sensibilizar as pessoas para que faça a separação do lixo em casa, repassar informações sobre coleta seletiva às crianças, recuperação e revitalização da área onde funciona o lixão, fiscalização de como as pessoas estão depositando o lixo, melhorar os equipamentos de trabalho dos garis e disponibilizar à população nos pontos públicos contêineres para dispensação de lixo, apoiar e acompanhar  o processo de consórcios municipais de implantação do aterro sanitário.

O Secretário de Meio Ambiente e Coordenador do Fórum Alexandre Teixeira, relatou que a missão de conscientização das pessoas sobre o descarte do lixo não é fácil, porém não é impossível e que isso passa por uma educação que deve começar com as crianças nas escolas. Segundo ele, o Fórum tem que agregar as pessoas de diversas áreas para debater esse tema tão importante que às vezes é deixado de lado, mas que ocasiona inúmeros problemas. Conforme ele, são ações pequenas e rotineiras que farão muita diferença, como por exemplo, a separação do lixo em casa. “Se cada um fizer sua parte obteremos resultados satisfatórios. Não devemos pensar que o lixo é um problema do gestor municipal, mas de todos nós”, finalizou.