A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMADES) através da Divisão de Educação Ambiental dá início ao planejamento da programação comemorativa ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, e lança a 1º Semana Integrada do Meio Ambiente de Iporá-Go.

Começa no dia 04 de junho, a 1º Semana Integrada do Meio Ambiente de Iporá-GO. Serão cinco dias de evento com extensa programação incluindo oficinas sobre saúde e meio ambiente nas escolas, doação e plantio de mudas, caminhada ecológica e passeio ciclístico, dentre várias outras atividades.

A solenidade oficial de comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente acontece dia (05), com uma caminhada ecológica e passeio ciclístico realizado pelos alunos da rede de ensino municipal. As oficinas e palestras serão realizadas nas escolas e instituições.

A coordenadora da Divisão de Educação Ambiental Liliane Alves destaca que além de marcar a data, a iniciativa visa divulgar as ações do município e instituições públicas na busca da preservação do ambiente e da qualidade de vida.

A 1º SEMANA MUNICIPAL INTEGRADA DO MEIO AMBIENTE DE IPORÁ será realizada pela Prefeitura Municipal, por meio das Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMMADES, Secretaria de Educação; Assistência Social; Obras e Serviços Urbanos; Secretaria de Saúde, Secretaria de Administração e Planejamento, Câmara Municipal de Vereadores, e ainda com apoio do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA).

Contamos ainda com os seguintes apoiadores: a Universidade Estadual de Goiás – UEG, a Faculdade de Iporá – FAI, o Instituto Federal Goiano – IFGoiano Campus Iporá, a Polícia Militar Ambiental, Polícia Civil, SANEAGO, Pastoral do Meio Ambiente Nossa Senhora Auxiliadora, Sindicato Rural de Iporá, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Iporá – CDL, Corpo de Bombeiros, dentre outros.

Instituído em 1972 durante a Conferência de Estocolmo, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma jornada para todas as pessoas em todas as partes do mundo. Neste dia os cidadãos de todo o planeta organizaram milhares de eventos relacionados a ele: de campanhas de limpeza de bairro a ações de combate a crimes ambientais, passando por atividades de reflorestamento e demais ações de cuidado e preservação. Tornando o Dia Mundial do Meio Ambiente no mais importante evento anual para promover ações em favor da natureza.

Além do Dia Mundial do Meio Ambiente, é comemorado durante esta semana, no dia três de junho, o Dia Nacional da Educação Ambiental. A SEMMADES, por meio de um de seus Programa de Educação e Sensibilização Ambiental, elabora o planejamento com programas de treinamento e palestras, sobre a importância do uso racional da água, principalmente a partir do Projeto Água é Vida, aplicado na Bacia do Ribeirão Santo Antônio e desenvolvido durante esta gestão.

As atividades acontecerão em várias escolas e pontos do município. A programação completa será divulgada em breve.

Contato com a SEMMADES ou ainda a Assessoria de Educação Ambiental através do e-mail: semmades@ipora.go.gov.br; ou pelo telefone: 3603-7200, ramal 223.