A Prefeitura de Iporá e Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social- CREAS, desenvolveu a campanha de combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes.

A Equipe do CREAS percorreu as instituições organizadas, Escolas, Colégios, Núcleos Infantis, Secretarias, Departamentos da Prefeitura e outros, levando informações e conscientizando a importância de preservar e proteger as crianças e adolescentes.

O Dia 18 DE MAIO, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou nesses 16 anos muitos municípios do nosso país.

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

O dia nacional de combate é no dia 18 de maio, e a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Assistência Social realizará uma caminhada pelas Ruas de nossa Cidade lembrando do Dia Nacional contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

A Secretária Municipal de Assistência Social Hayzza Haytt, Tem destinado uma atenção especial as causas da Criança e Adolescentes, recente foi celebrado um convênio e criado o Programa Criança Feliz.

Não mediremos esforços para proteger e encaminhar as crianças e adolescente a um caminho seguro e sólido para o futuro.