64 - 3603-7200 contato@ipora.go.gov.br

Os conselheiros também têm a função, dentre outras atribuições, de receber e apurar denúncias feitas pela população sobre degradação ambiental, sugerindo as providências cabíveis.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMMADES, realizou nesta quinta-feira (05/04), a posse dos novos membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB de Iporá. O colegiado formado por membros titulares do poder público e sociedade civil, será responsável por auxiliar o Município em questões ambientais de projetos que apresentem algum impacto na cidade.

O Secretário de Meio Ambiente, o Eng. Florestal Alexandre Teixeira Lopes, reforçou a relevância e o papel do órgão. “Temos diversos projetos que impactam ambientalmente a cidade, e a partir de agora, o CODEMA vai contribuir com esse trabalho. Importante democratizar, socializar essas decisões, que nem sempre são fáceis para o gestor, mas certamente, com um conselho gabaritado como esse, teremos mais tranquilidade para tomar decisões”, pontuou.

Após a posse, os membros realizaram a primeira reunião extraordinária para escolha da mesa diretora. O representante da área ambiental Prof. Dr. Marcelo Siqueira foi eleito presidente, e o representante da sociedade civil Derick Martins foi escolhido o vice-presidente do CODEMA.

Ações

Para o prefeito Naçoitan Leite, é fundamental a união de esforços para melhorar ainda mais a cidade. Estamos envolvendo as pessoas e agradeço os conselheiros que aceitaram esse desafio. Precisamos discutir a qualidade de vida que queremos no nosso município e por meio do conselho podemos tomar decisões acertadas e propor ações que continuem atendendo a população, disse.

Alexandre, informou ainda que os conselheiros passam a integrar os trabalhos desenvolvidos pela pasta. É uma equipe que está à disposição da cidade para atuar em prol das necessidades da população. Queremos ampliar nossas ações e continuar a política ambiental que tem sido feita na cidade com sucesso e apoio da sociedade, falou.