Madalena Maria de Morais Cardoso, natural de Iporá-GO, viúva do Sebastião Cardoso de Morais, mãe de 3 filhos: Ana Lívia, Lucas e Luan e avó da Rafaela.
É muito difícil falar em uma pauta dessa mulher que ao longo de sua história realizou inúmeros trabalhos sociais, que não mede esforços para ajudar o seu próximo. Neste mês de homenagens a mulher não poderíamos deixar de falar um pouquinho de Madalena.
Foi coordenadora da FAMI (Fundação de Apoio ao Menor Iporaense) no ano 2001-2004. FAMI era uma entidade que acolhia os menores carentes, contava com o apoio da prefeitura e da sociedade, pois não existia nenhum programa de incentivo federal ou estadual. Ela buscava sempre na comunidade ajuda para arrecadar fundos. Tinha lá várias oficinas como: sapataria, artesanato em pedras (granito), bordado, horta, viveiro; onde as crianças aprendiam a trabalhar e eram acolhidas com alimentação, ensino religioso e esportes.
Lutou por inúmeras de mães solteiras e pessoas carentes que residiam lá nas Vila José Cândido Vieira, popularmente conhecida como Casa das Mães, sem contar na casa da irmandade São Vicente de Paula, ela fez um trabalho religioso junto a igreja e angariava fundos na comunidade para atender as necessidades da comunidade durante vários anos. Conseguiu doações da Holanda via Padre Wiro e ações como rifas, bingos, leilões e almoços para construção da Igreja e Salão Comunitário. Após a construção atuou como catequista para as crianças.
Atualmente ela atua como Orientadora Social do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que é um projeto do Governo Federal em parceria com o Município. É um serviço diferenciado que abrange: crianças, adolescentes, adultos e idosos. As crianças são acolhidas 3 vezes na semana com oficinas. Dois dias na semana desenvolve projetos em dois lares de idosos: Vila Nova e Vila Vida, Projeto Conviver com as senhoras e outros projetos com moradores. Busca protegê-los de acordo com o Estatuto do Idoso e dar todo suporte para que vivam em um regime de acolhimento.
Além disso, busca ajudar individualmente várias pessoas necessitadas, angariando alimentos, fazendo rifas e sempre buscando ajuda na sociedade, na qual ela possui muita credibilidade.
Parabéns Madalena, você é um grande exemplo de mulher!
Ana Lívia Morais Cardo

Essa simples homenagem, colocando um pouco das qualidades que lhes são inerentes, servem para mostrar o quanto vocês MULHERES merecem nosso respeito.

Hayzza Haytt Souza Alves Leite

Secretária de Assistência Social