64 - 3603-7200 contato@ipora.go.gov.br

A Prefeitura Municipal de Iporá através da Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Ação Urbana, juntamente aos moradores em forma de parceria foi feita revitalização de ilhas e canteiros centrais pela cidade. Esse trabalho consiste em recuperar a grama existente e podar as árvores, no empenho para deixar a cidade com aspecto mais bonito e cuidado.

O serviço inclui o plantio de grama através do Projeto denominado “Adote Sua Ilha”. O trabalho foi de parcerias importantes e que se somaram à sua execução. Com grama, manilhas e pneus pintados, plantas ornamentais, placas e caracterização visual o lugar agora chama a atenção. “Ficou de muito gosto o que foi feito nas ilhas e canteiros. Os que passam pelo local percebem a grande diferença”, disse o prefeito Naçoitan Leite.

Alguns dos locais que passaram por esse trabalho de paisagismo foram: Uma primeira foi no final da Avenida Lambari, proximidades do Clube Recreativo. Brisa da Mata, Avenida XV de Novembro, Avenida Minas Gerais, Avenida Goiás e Avenida Pará (Calil Veículos). Esse foi um programa lançado pela Prefeitura de Iporá logo no início desta Administração Municipal, e nesse programa a Prefeitura disponibiliza a grama para moradores ou empresários que queiram assumir um projeto de paisagismo para embelezamento urbano. De acordo com Naçoitan Leite, é feita a doação da grama desde que haja um interesse coletivo para ajuda na manutenção das plantas. Ele frisa que em tempo de estiagem o caminhão pipa da Prefeitura, estará disponível para molhar os canteiros e ilhas.

O Programa “Adote Sua Ilha” surgiu com destacada importância o Sindicato Rural de Iporá, Diorama e Israelândia que trouxe para a cidade o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Dentre os cursos que o Senar ministra gratuitamente para homens e mulheres do campo um deles, é de Agricultura Urbana (jardinagem e paisagismo). Com isso, as aulas que são práticas se tornam ações dentro das ilhas: preparo do solo, gramação, plantio e execução do projeto visual, o qual usa também produtos recicláveis.

Para a população, esse trabalho promove a convivência entre as pessoas e melhora o paisagismo da cidade. A revitalização dos canteiros centrais e ilhas, foi uma reivindicação também dos moradores nestas localidades, que tradicionalmente usam estes locais como área de lazer e vem também como prevenção contra DENGUE, evitando o surgimento de criadouros do mosquito aedes aegypti.

Prefeitura Municipal de Iporá…O FUTURO É AGORA!