64 - 3603-7200 contato@ipora.go.gov.br

A Prefeitura Municipal de Iporá através da Secretaria Municipal de Saúde, destaca que a demanda no Hospital Municipal de Iporá está gradativamente reduzindo a fila de espera por cirurgias eletivas e atendimentos emergenciais ofertados a população Iporaense.

O número de pessoas na fila de espera no Hospital por uma cirurgia eletiva, procedimento não urgente custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), diminuiu em mais de 120 % no primeiro semestre do ano de 2017. Segundo o Diretor do Hospital Denis Baliza, aproximadamente 200 pacientes aguardavam o atendimento e, hoje, são em torno de 62, mas esta quantidade pode ser ainda menor, já que, segundo dados da Secretaria de Saúde, este total pode contar com pessoas que mudaram da cidade, que desistiram de fazer o procedimento, por exemplo, ou “até contar com pessoas que já realizaram o procedimento aguardado”.

Se enfrentar uma fila incomoda, praticamente, a todo mundo, imagina fazê-lo com dores ou algum problema crônico de saúde. Essa era a situação dessas pessoas, que aguardavam, por intervenções cirúrgicas, via rede pública, em Iporá. Mas, o prefeito Naçoitan Leite destaca que, conforme balanço da Secretaria Municipal de Saúde, a situação ganhou novos contornos em 2017. A queda, de acordo com o prefeito, está associada ao fato de o Hospital Municipal, ter começado a ofertar operações eletivas: recomposição do quadro clínico (médicos e cirurgiões), classificação e regulação eficiente.

Essa atuação fez com que, gradativamente, fosse absorvida parte da demanda do Hospital Municipal. Os atendimentos a essas demandas de cirurgia seguem um protocolo que começa com o contato, entre as Unidades de Saúde via Central de Regulação da Secretaria de Saúde e os pacientes. Em seguida eles passam por uma nova avaliação, onde são refeitos os exames pré-operatórios, para se definir os procedimentos adequados a cada caso.

A iniciativa que resolveu essa situação, e outras centenas de pacientes que aguardavam por cirurgias, faz parte de uma ação planejada e realizada pela Prefeitura de Iporá em através da Secretaria Municipal de Saúde via Hospital Municipal. O trabalho foi iniciado em abril e objetivo a zerar, até dezembro, uma fila que aumentava ano a ano. Com a meta para 2017 traçada, a secretária municipal de Saúde, Daniela Sallum, e o Diretor do Hospital Denis Baliza, cumprindo uma determinação do prefeito Naçoitan Leite, ambos ressaltam que a Prefeitura não realiza um mutirão de cirurgias por tempo determinado. “É uma ação contínua. Estão sendo feitos os atendimentos represados e também os novos. É concomitante”, conclui Naçoitan.

Prefeitura Municipal de Iporá…O FUTURO É AGORA!

 

free themes? 24x7themes is #1 for the best free wordpress themes